Treviso Pizzaria_970x90
SAÚDE

Semus promove semana do autocuidado feminino

Em alusão ao 'Dia Internacional da Mulher', celebrado dia 8, o CAISM oferecerá de 6 a 10 de março, serviços relacionados à saúde e à conscientização dos direitos

25/02/2023 09h00
Por: Redação

Qualidade de vida e bem-estar. Com este objetivo, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), promove de 6 a 10 de março, a segunda edição da semana de saúde e da conscientização dos direitos femininos, em alusão à data comemorativa do dia 8. No período, o CAISM disponibilizará consultas de enfermagem, testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e orientações relacionadas ao planejamento familiar, além de discussões sobre os direitos das mulheres, buscando ressaltar a importância do autocuidado. 

Para as mulheres residentes em Blumenau, entre 25 e 64 anos, que quiserem participar da ação, basta agendar a consulta, das 8h às 18h, pelo telefone (47) 3381-7821. A equipe do CAISM fará o exame citopatológico, e, com o resultado em mãos, realizará o acompanhamento. Se necessário encaminhará a paciente para o Sistema de Regulação (Sisreg) para seguir com o tratamento.

A coordenadora do CAISM, Alessandra Daniella Rodrigues Schiesser, diz que o exame citopatológico de colo uterino, também conhecido como Papanicolau ou, ainda, popularmente, preventivo, é um procedimento de prevenção e rastreamento do câncer de colo do útero e muito importante para mulheres na faixa etária preconizada pelo MS, de 25 a 64 anos, público-alvo da semana da mulher oferecido pelo CAISM.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira, 8, o CAISM oferecerá um café da manhã com frutas e suco natural para as pacientes. Além da recepção, as mulheres poderão conversar, com a advogada especialista em Direito de Família e autora do livro ‘O Casamento e a Condição Jurídica da Mulher’, Samantha Sabrine dos Santos, sobre os direitos das mulheres, tema bastante debatido hoje em dia. “A ideia é levar a informação para a vida dessas mulheres, e é claro que esse tema não poderia deixar de estar em pauta”, finaliza a coordenadora do CAISM, Alessandra Daniella Rodrigues Schiesser.

Apesar de o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimar a incidência de 880 casos novos de câncer de colo útero, por 100 mil habitantes, em todo o Brasil, neste ano, os dados divulgados pelo INCA, em 2022, mostram que ocorreu um aumento em relação à procura por exames citopatológicos do colo do útero pelo SUS. Em Santa Catarina, mais de 82% do público feminino procurou pelo procedimento. Em Blumenau, as mulheres estão buscando, cada vez mais, o autocuidado pelas unidades de saúde, que encaminham ao CAISM. No ano passado, quase 15 mil pacientes, na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, fizeram o procedimento. “Por isso é tão importante a prevenção”, finaliza Alessandra.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários