Luiz Cé B1
Inove Creative 970 x 90
ARTIGO

Fome de Que?

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

15/02/2023 11h00Atualizado há 2 anos
Por: Redação
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

E aí, me conta como tem passado os dias? Tem desenvolvido um bom relacionamento consigo e os seus? Tem habilidade em lidar com suas emoções e a comida? Então fala para nutri, qual sua fome?

Seu apetite ou sua Fome é hedônica ou Homeostática?

A fome hedônica causa um forte desejo de consumir alimentos, mesmo quando não há necessidade de repor calorias ou energia. As evidências dizem que comer emocional/comer estressado é um grande gatilho. Sob condições estressantes, muitos de nós apenas comemos para nos sentirmos melhor, sem sinais de fome do corpo.

A fome homeostática é aquela  que o Sistema nervoso Cerebral (SNC), uma região chamada de hipotálamo, que o apetite homeostático é regulado. E essa é a fome que temos quando o corpo realmente está precisando de energia, ou seja, o apetite desperta por uma necessidade biológica.

Tipos de fome: quais são e como identificar

Fome Visual - É aquela estimulada quando vemos algo que gostamos de comer ou alguma preparação bonita, colocada em pratos bonitos, mesa bonita feita com capricho.

Fome Olfativa - sentir o cheiro do alimento é imprescindível para estimular o apetite e a vontade de comer.

Fome da Boca - esse tipo de fome é o que classifica um alimento como palatável ou não e é influenciado por diversos fatores como o genético, ambiental, cultural e ambiente familiar

Fome do Tato - Sentimos o alimento também pela textura, peso e temperatura

Fome do Ouvido - Ouvir o barulho de alguém comendo uma pipoca pode estimular a fome de quem gosta de pipoca.

Fome do Estômago - É aquela que dá um desconforto na região abdominal.

Fome Celular ou do Corpo - Este tipo de fome está ligado a nossa capacidade inata de atender aos sinais internos de fome, saciedade, além da percepção da carência ou necessidade de nutrientes específicos.

Fome da Mente - Essa fome está ligada às crenças, mentalidade de dieta, regras, padrões preestabelecidos, o que pensamos e acreditamos sobre comida e nutrição.

Fome emocional -quando a ingestão de alimentos está relacionada ao estado emocional (cansaço, privação de sono, ansiedade, depressão, angústia, alegria extrema) é dado o nome de fome emocional.

Sendo assim, entender todos os tipos de fome e saber identificar quando sentimos cada um deles é um dos primeiros passos para desenvolver o comer consciente.

Não como as suas emoções tudo é treinável se você não consegue identificar a sua fome, procure um profissional para te auxiliar.

 

Sim, tudo sobre a sua vida.

Tudo sobre a nossa realidade

Ame-se.

Cuide-se

Beijo da nutri.

 

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários