A Câmara Mirim de Blumenau vai fazer uma viagem pedagógica a Brasília entre os dias 19 a 22 de outubro. O objetivo é a participação na edição da Câmara Mirim em 2022, que é uma atividade educativa do Plenarinho, programa da Câmara dos Deputados, em que estudantes do ensino fundamental, que fazem parte de escolas e Câmaras Mirins do país, vivem a experiência de serem deputados mirins, elaborando, debatendo e votando projetos de lei.
Na edição deste ano, que ocorrerá de forma virtual, participarão 120 estudantes do país que vão assumir o papel de deputados mirins. Os deputados mirins participarão das comissões, no dia 20 de outubro, fazendo o debate dos três projetos que foram selecionados entre os encaminhados durante o ano pelos estudantes, cujas temáticas e autorias são: projeto sobre cardápios acessíveis para pessoas com deficiência em todo o Brasil, de autoria da estudante Ana Sofia Simão, de Mossoró/RN; o projeto que propõe serviços de castração e vacinação gratuitos para animais domésticos de famílias com renda de até um salário mínimo, de autoria da estudante Letícia Trivelato, de Rio Claro/SP. Por fim, a proposta da estudante Maria Eduarda Suarato Tavares, de Belo Horizonte/MG, que é de ampliar a licença-maternidade para um ano. A ideia é que nessas comissões os estudantes possam tirar dúvidas com as autoras, discutir e apresentar emendas aos textos.
Já no dia 21, a partir das 8h, acontecerá a sessão mirim que vai funcionar como uma votação virtual no plenário. Serão apreciados os três substitutivos aos projetos, o que significa que os textos em votação serão fruto dos debates em comissão, que ocorrerão nos dias anteriores.
Além da participação no programa Câmara Mirim 2022, os vereadores mirins de Blumenau vão aproveitar a viagem a Brasília para conhecer alguns pontos históricos e importantes da Capital Federal.
As reuniões de comissão e a Sessão Mirim serão transmitidas pelo YouTube, nos canais do Plenarinho e da Câmara dos Deputados.
Sensação
Vento
Umidade