A dança é uma ótima atividade para quem quer se exercitar e queimar calorias. Além do fortalecimento muscular e dos benefícios estéticos, dançar também ajuda a relaxar e aliviar o estresse do dia a dia. A música aliada aos movimentos do corpo proporciona ao praticante uma sensação de liberdade, associada ao prazer e diversão.
De acordo com a professora de dança e educação física, Aline Andrade, o número de pessoas que buscam escolas e institutos de dança vem crescendo, por ser uma atividade física que todos podem realizar. “Escolhi a dança porque estava cansada de academias, de praticar musculação, estava à procura de algo que me fizesse gostar de praticar, que não se enjoasse de fazer”, afirma a praticante de pole dance fitness, Elis Marquetti.
Dançar aumenta a flexibilidade, melhora o condicionamento físico e aeróbico, fortalece a capacidade cardiorrespiratória, protege as articulações e ajuda a corrigir problemas de postura. “Além de melhorar a minha qualidade de vida, trouxe mais ânimo para enfrentar a rotina do dia-a-dia. A dança é uma forma de terapia, faz muito bem fisicamente e mentalmente. É um relaxamento”, comenta Elis.
Segundo Aline, a dança em um ritmo moderado, praticada por uma hora, pode gastar cerca de 320 quilocalorias. Essa demanda energética equivale a um passeio de bicicleta ou caminhada. Se for praticada quatro vezes por semana, aliada à uma boa alimentação, esse gasto calórico contribuirá para o emagrecimento.
Assim como qualquer atividade física, a dança exige dedicação e força de vontade. Os resultados somente serão percebidos em longo prazo, por isso deve ser realizada com regularidade. São vários ritmos disponíveis, portanto escolha o que mais lhe agrada e boa dança!
Sensação
Vento
Umidade