O Conselho Municipal de Educação aprovou no mês de agosto a nova Matriz Curricular para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Blumenau. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), fará a implementação da proposta a partir de 2022.
A Semed encaminhou em agosto a proposta ao Conselho Municipal de Educação, que analisou e aprovou a mesma em plenária. Com a matriz atual são ministradas diariamente aos estudante cinco aulas de 45 minutos cada, com 15 minutos de recreio pedagógico. Com a nova matriz proposta, serão quatro aulas de 56 minutos cada, com 16 minutos de recreio pedagógico por dia.
A secretária de Educação, Patrícia Lueders, explica o motivo da mudança da Matriz Curricular, a partir da otimização do tempo de interação entre professor e estudante. “Essa proposta foi pensada para uma qualidade pedagógica e com o intuito de obter um ganho no aprendizado dos estudantes. Além disso, será oportuna para que possamos implementar a hora-atividade com êxito no próximo ano”, completa.
A reorganização da Matriz Curricular não altera o tempo de permanência do estudante na escola, que permanece em quatro horas diárias, bem como não modifica a carga horária de trabalho do professor.
O processo de elaboração da nova matriz levou em conta o percentual de tempo que cada componente curricular ocupa atualmente, dentro do tempo total de atendimento ao estudante. Assim, levou-se em consideração o critério de variar o mínimo possível esse percentual, não alterando de maneira significativa a proporção entre os tempos de aula de cada componente curricular.
Sensação
Vento
Umidade