Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.
O que é do gosto, regalo da vida! E além de trazer prazer, pode te auxiliar a eliminar uns quilinhos extras. Estou falando de algo que vai além de doçura: é sobre o mel, produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha.
Entende-se que uma parte do que consumimos de mel vem de plantas polinizadas por insetos (80% dos quais seriam abelhas). A propósito, para produzir 450 g de mel, elas precisam visitar 2 milhões de flores! Ainda assim, as abelhas melíferas produzem de 2 a 3 vezes mais mel do que precisam… portanto, não estamos prejudicando a natureza se pegarmos esse excesso para o consumo. Fique tranquilo!
A cristalização do mel é um indício de sua pureza e, para evitar a perda de suas propriedades, é necessário deixá-lo em banho-maria a 40°C, até a completa descristalização.
Pensa em algo docinho, saboroso…O mel é um composto in natura multifuncional; rico em glicose e frutose, o mel é uma fonte energética que pode ser utilizada como alimento, adoçante e até medicamento. Seu consumo permite uma alimentação imediata e intensa de todo o sistema muscular, devido ao uso deste açúcar in natura, à glicose e o armazenamento de glicogênio no fígado, graças à frutose.
É por causa desta última que os diabéticos têm menos intolerância ao mel como fonte de açúcar, já que compõe aproximadamente 40% da substância.
Os carboidratos principais (açúcares do mel) são: Glicose, Frutose, Sacarose e a Maltose. Importante salientar que várias são as vitaminas presentes no mel, sendo as principais: Vitamina A Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina C, Vitamina H, Vitamina PP. Entre os vários minerais existentes, fazem parte da composição do mel: Cálcio, Fósforo, Enxofre, Potássio, Cloro, Ferro, Manganês, Cobre, Sílica e Sódio.
As proteínas no mel são formadas basicamente pelos seguintes aminoácidos: Leucina, Isoleucina, Histidina, Metionina, Alanina, Fenilalanina, Glicina.
O mel, além de funcionar como um substituto do açúcar, é um produto que possui várias propriedades terapêuticas, destacando-se suas ações que auxiliam em todo organismo… algumas delas:
· Antibacteriana: Impede o crescimento de bactérias;
· Antibiótica: Combate infecções bacterianas;
· Anti-inflamatória: Impede ou ameniza a inflamação de tecidos;
· Antimicrobiana: Mata ou inibe o desenvolvimento de micro-organismos;
· Depurativa: Purifica o organismo eliminando substâncias tóxicas e resíduos;
· Emoliente: Amacia e deixa a pele mais flexível;
· Energética: Fornece energia;
· Cicatrizante: Estimula o processo de cicatrização;
· Imunoestimulante: Estimula e reforça o sistema imunológico.
Vale salientar que o mel, além de muitos benefícios, apresenta certo risco toxicológico. O efeito tóxico só surge quando a produção e o processamento são feitos de maneira inadequada ou as plantas visitadas por abelhas possuem substâncias tóxicas, mas isso pode ocorrer.
Nas inúmeras preparações, você pode substituir os açúcares processados e adicionar o fluido viscoso elaborado pelas abelhas. Existem outros tipos de mel; acompanhe:
Mel silvestre: Este é o mais ingerido no Brasil e é proveniente de diversas flores. É considerado interessante para a pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e propriedades calmantes.
Mel de flor de eucalipto: Possui um sabor mais forte e coloração escura. É interessante para o tratamento auxiliar e alivio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias.
Mel de flor de laranjeira: Conta com sabor suave e regula a função intestinal e tem efeito calmante.
Mel de cipó-uva: possui ação antioxidante, especialmente no fígado, por isso pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool no corpo.
Mel de assa-peixe: Possui aroma e sabor agradáveis e possui efeito calmante e expectorante.
Este adoçante natural possui potássio, interessante para o equilíbrio da pressão arterial, cálcio, importante para a saúde dos ossos, ferro, necessário para a prevenção da anemia, além de outros minerais. Vale associar este alimento com o própolis, substância complexa coletada e transformada por abelhas e que possui flavonoides. Os flavonoides apresentam propriedades antibactericida, sendo também um aliado às doenças do trato respiratório.
Vamos potencializar o seu dia adquirir bons hábitos e ter rotinas saudáveis;
Ame-se.
Cuide-se...
Beijo da Nutri.
Redes Sociais:
Watts: (47) 997862121 / 3288-3187
Telegram: https://t.me/taianabrnutri
Instagram: taianabratfisch.nutri
Sensação
Vento
Umidade