Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Liberdade x Violência

Por Michelle Schwanke

22/06/2022 09h11
Por: Redação
153
Michelle Schwanke
Michelle Schwanke

Nós, seres humanos, nascemos livres, somos dotados de liberdade por Deus, sendo que buscamos alcançar uma vida virtuosa, honrada e nossa busca por conhecimento da verdade é que pode proporcionar o ideal de liberdade.

A palavra liberdade tem origem no Latim “Libertas” e significa a condição humana que o indivíduo possui de fazer suas escolhas com autonomia.  E pela definição, é um conjunto de direitos reconhecidos e legítimos que permite o cidadão exercer a sua vontade, dentro dos limites da lei.

Na Filosofia, a liberdade é classificada como a independência do ser humano, autodeterminação, espontaneidade e intencionalidade. E definidas pelo direito como: liberdade de ir e vir, liberdade de pensamento, liberdade de expressão, de religião, entre outras.        Para Aristóteles, a vontade de realizar desejos deve estar acompanhada do conhecimento que é responsável por ampliar as possibilidades e tornando o homem cada vez mais livre e seguro em suas escolhas.

E para John Locke, com seu pensamento liberal, os indivíduos abandonaram a liberdade natural e passaram a viver sob governo de um estado que pudesse garantir o seu direito a propriedade, começando a ser orientada pelas leis, onde se estabelece a liberdade civil.

Fica então a minha pergunta:

- Hoje é possível exercer nossa liberdade?

Atualmente percebemos o elevado e descontrolado índice de criminalidade, violência e insegurança que atuam sobre a sociedade e que mantem as pessoas em constante estado de sobreaviso para conseguir executar tarefas básicas do dia a dia neste mundo arriscado e ruidoso.

O atual modelo de estado até apresenta propostas políticas e legislativas como: a redução da maioridade penal; rapidez da justiça; endurecimento das penas; mas que é ineficaz pois a política é instável e submissa a interesses diversos. Acredito que somente com instituições independentes, permanentes, atuantes e vigilantes será possível viabilizar o crescimento de comunidades éticas, que invistam consideravelmente em formar bons cidadãos e muito bem remunerados para garantir com eficácia a ordem pública alcançando resultados cada vez mais positivos nas questões de assegurar nossas liberdades.  

Prevenir a criminalidade e garantir a inviolável segurança de pessoas livres para atuar com plenitude o permanente exercício de cidadania é o que desejamos para o futuro próximo. Porque o que queremos é: boas escolas para nossas crianças, bairros com segurança para nossas famílias, bons empregos, poder empreender com tranquilidade, ter saúde e principalmente ter “liberdade”.

É preciso ter consciência, responsabilidade cívica e controle sobre nossas vidas, individualmente ou atuando pelo bem comum sempre que possível, observando as deficiências, anotando e fiscalizando as condições existentes e sugerir soluções.

A violência vem destruindo nossa liberdade dia após dia, somente observe todas as restrições a que estamos sendo submetidos. Estamos sofrendo com violências diárias, sem nos darmos conta.

- Estamos nos acostumando com a violência?

Realmente é preciso reagir! Buscar a convivência sadia em todos os níveis de nossa sociedade, exigindo moralidade de nossos representantes, respeito pelos indivíduos pagadores de impostos.

Não podemos nos omitir ao sofrimento e a todas as consequências que a brutalidade e o desrespeito ao direito de liberdade vêm causando. E, sendo assim, desejo que tenhamos entusiasmo de reagir a tudo isso, estabelecendo novamente a ética e nossa lei maior – A LIBERDADE!

Envie suas dúvidas, críticas ou sugestões.

Michelle Schwanke – Arquitetura e Assessoria

Arquiteta e Urbanista

Celular/WhatsApp 47988012507

Instagram pessoal @michelle.schwanke.arquiteta

Instagram profissional @michelle.schwanke_arquitetura

e-mail arq.michelle.schwanke@gmail.com

 

Trabalho mais de 20 anos na área de Arquitetura de Interiores e especialista em Produções para ambientes profissionais para eventos ou fotos conceito.  Me formei na FURB em Arquitetura e Urbanismo em 2001 e fiz vários cursos um deles em iluminação com a Arquiteta Esther Stiller. Participei de Mostras de Decoração e Projetos de Espaços corporativos. Outra atividade que me dedico desde 2014 é o Instituto Verdade e Liberdade que sou coordenadora e atuo nas questões de fiscalização, promoção de Eventos de Interesse Social e outros trabalhos voluntários diversos, como cursos de gerenciamento e fiscalização de gastos públicos.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários