Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Quer café?

Por Joseane Lermen

20/05/2022 09h20
Por: Redação
Fonte: Joseane Lermen
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)

Vamos falar a verdade: o mundo ama café. Aquele cheirinho de café quentinho saindo do bule é, para muitos, um aroma perfeito para o despertar do dia. É impossível resistir a uma deliciosa xícara de café!

Em geral, a bebida é servida quente e tem um efeito termogênico natural e efeito estimulante por ajudar na prática física e em pequenas doses diminui a fadiga.

Como mencionado, o café tem propriedades termogênicas, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento. A ingestão de 300mg de cafeína por dia, estimula um gasto energético de aproximadamente 79 calorias.

São compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce, câncer, depressão e diabetes.

Além disso, o café tem ótimas quantidades de cafeína, um composto que estimula o sistema nervoso central, ajudando a combater a depressão, melhorando o humor e a disposição física e mental.

Mas, qual seria a quantidade recomendada? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendam a quantidade de quatro xícaras pequenas de 50 ml ao dia.

Benefícios a saúde ao consumir café

1. Melhorar memória e concentração

2. Evitar a depressão

3. Prevenir câncer

4. Ajudar a combater dores de cabeça

5. Ajudar no emagrecimento

6. Melhorar o desempenho durante exercícios

7. Evitar doenças cardiovasculares

8. Combater a prisão de ventre

9. Prevenir a diabetes

10. Prevenir o envelhecimento precoce

11. Prevenir a doença de Parkinson

O consumo de café deve ser feito de maneira moderada, e, em alguns casos, não é recomendado. O café, por exemplo, reduz a absorção de ferro, sendo essa ação inibitória relevante quando falamos de pessoas anêmica ou que apresentam carência de ferro. O café, por estimular a secreção ácida e de pepsina no estômago, também não é recomendado para pessoas que têm gastrite ou úlcera.

 

Nutri Joseane Lermen

Especialização Clínica e Esportiva

Empreendedora de produtos de qualidade de vida e bem estar 

Face e Insta: @nutrijoseanelermen

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários