Treviso Pizzaria_970x90
OKTOBERFEST

Oktoberfest de Blumenau recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Homenagem aos 37 anos da Oktoberfest

13/10/2021 14h00
Por: Redação
Fonte: agenciaal.alesc.sc.gov.br
Considerada a maior festa alemã das Américas, Oktoberfest de Blumenau fez 37 anos FOTO: Divulgação
Considerada a maior festa alemã das Américas, Oktoberfest de Blumenau fez 37 anos FOTO: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, no último dia 6, uma sessão solene em homenagem aos 37 anos da Oktoberfest de Blumenau. O evento aconteceu no Parque Vila Germânica, em Blumenau, e foi proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL). Além de autoridades e homenageados, a programação teve a participação da banda municipal e das soberanas Sasha Benner Bauer (rainha), Giane Prochnow (1ª princesa) e Franciele Aline Schwanke (2ª princesa). 

De acordo com Naatz, a homenagem é o reconhecimento do Poder Legislativo às personalidades que fizeram parte da importante trajetória da Oktoberfest e à contribuição e ao trabalho dedicado àquela que é considerada a maior festa alemã das Américas.

“Nós que nascemos aqui conhecemos muito bem a festa. Pude presenciar momentos importantes e marcantes. Centenas de pessoas e autoridades auxiliaram na organização das festas. É um ato simbólico de gratidão. É importante relembrar todos que já contribuíram para a festa.”

O deputado ainda agradeceu ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), e aos servidores do cerimonial da Assembleia Legislativa pela dedicação e competência na organização das homenagens.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), parabenizou o deputado autor da homenagem. Disse que a festa é um marco para o município e para Santa Catarina. “A Oktoberfest representa a característica da população de Blumenau e fez surgir cervejarias, bandas, grupos folclóricos, entre outros.”

Segundo ele, a programação acaba contemplando e envolvendo 60 segmentos do município e movimentando aproximadamente R$ 250 milhões. “É a cidade de Blumenau que é a propulsora da maior festa das Américas, que é a Oktoberfest”, destacou o prefeito.

O ex-prefeito de Blumenau Dalto dos Reis, que iniciou a festa em 1984, discursou em nome de todos os homenageados. Disse que a homenagem representava um dia memorável para ele.

Conforme Reis, para iniciar a organização da festa, foram enviados representantes para a cidade de Munique, na Alemanha, onde a Oktoberfest já vinha acontecendo há aproximadamente 200 anos.

“A primeira edição estava programada para iniciar em 1983, mas a enchente daquele ano fez com que tivéssemos que cancelar. Iniciou sob muita desconfiança, mas acabou transformando-se num grande sucesso. Sem dúvida, o maior suporte para o sucesso da festa é o povo de Blumenau que soube abraçar e valorizar o evento”, enfatizou o ex-prefeito.

Homenageados:

·Mário Hildebrand, atual prefeito de Blumenau

·Dalto dos Reis, ex-prefeito

·Fernanda Schramm e Flávia Schramm da Rocha, filhas de Emílio Schramm

·Ingo Penz

·José Carlos Oechsler

·Luiz Cé, Vovô Chopão

·Nerino Furlan

·Marcelo Greuel

·Major Márcio Alberto Filippi

·Develon da Rocha

·Ellen Budag

·Hilário Torresani

·Tenente Coronel Artur Cameu Júnior

·Jota Pê Grunes

·Juliano Mendes

·Luiz Sílvio Cordeiro

·Maria Teresinha Erbs

·Paulo Sérgio de Almeida

·Rikobert Doring

·Rodrigo Marchetti, delegado regional de Polícia Civil

·Rosangela Tschumi

·Valmir Zanetti

·Pedro Antônio Holzmann Nunes, neto do Antônio Pedro Pereira Nunes (em memória)

·Wolf Letzow, filho de Harold Letzow (em memória)

·Milton Fiedler, filho de Oswaldo Fiedler (em memória)

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários