Treviso Pizzaria_970x90
AÇÕES SOCIAIS

Conheça a história do projeto “ações sociais solidárias” do Professor Norberto Ramalho

Personalidade comunitária e seus projetos sociais fazem a diferença na comunidade

04/10/2021 13h22Atualizado há 3 anos
Por: Redação

Com a intenção de valorizar as ações de voluntariado em prol de uma maior qualidade de vida das comunidades das quais atendem ou atingem com projetos sociais/solidários, o Correio Comunitário destaca neste editorial as ações solidárias do  Professor Norberto Ramalho que conta com a participação e apoio incondicional de sua esposa Professora Silvia.

O projeto foi idealizado no dia 13 de julho de 2012, isto é, há 9 anos, com o primeiro evento sendo realizado no dia 29 de outubro de 2012 (um domingo). Naquela época, professor Norberto Ramalho e um grupo de amigos se reuniram para fazer uma Ação Social, que buscava auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, na escola Pedro Aleixo, em Massaranduba. O evento contou com distribuição de roupas e calçados, livros, corte de cabelo gratuito, cama elástica para as crianças, lanches, palestra e orientações sobre saúde, dentre outras atividades. E com o passar dos anos, desenvolveu também a arrecadação e distribuição de alimentos, móveis e eletrodomésticos para as famílias necessitadas. É importante frisar que este espírito colaborador e a vontade de ajudar o próximo já vem de longa data, faz e sempre fez parte da vida do Prof. Ramalho. Muito disso se deve ao fato de ter tido uma infância muito difícil e sofrida, e de que nesses momentos sempre teve alguém que o auxiliou, assim como à sua família. Este exemplo de bondade já traz de sua infância. E, é um dos motivos de ter cultivado um coração tão generoso e bondoso para com o próximo. Professor Ramalho destaca que além disso, tem como sua maior inspiração os ensinamentos de Jesus que é ajudar ao próximo.

Depois da primeira ação em 2012 vieram muitas outras, em várias localidades. Foram aproximadamente 80 eventos ao longo dos 9 anos.

Professor Norberto Ramalho, ao ser entrevistado informa que somente no ano de 2019, foram realizados 26 eventos. E no ano de 2020 realizou  ações em fevereiro e março, contudo, com o início da pandemia, foi impedido de prosseguir com as atividades. Ainda assim, tinha disponível muitas roupas acumuladas e mais as doações que continuavam chegando.  E isso o motivou a prosseguir nesta missão, ajudando pessoas que, com a pandemia, encontravam-se ainda com mais dificuldades. Foi então que ele e sua esposa Silvia tiveram a ideia de desocupar um espaço que não estava sendo utilizado em sua casa para disponibilizar as roupas disponíveis. Assim convidaram a comunidade para irem buscar o que precisavam, com horários agendados, de forma a evitar aglomerações, e mantendo  os demais cuidados de acordo com as orientações da vigilância sanitária.

Atualmente  continuam a atender pessoas de Blumenau, de outras cidades de Santa Catarina e até de outros estados.

No ano de 2021, recebem famílias em sua casa, que buscam roupas que necessitam, sendo que elas podem escolher o necessário, tudo gratuito. Atualmente contam com mais de 20 mil peças de roupas.

Outra atividade/ação realizada neste ano, sendo uma delas  a “Pastelada com caldo de cana” realizada no dia 21/02. Esta programação foi realizada em prol do José Jair que estava precisando para fazer o tratamento de câncer. A ação rendeu um bom valor para ajudar a custear o tratamento dele.

Outra programação realizada em 09/03, foi a “Doação de Sangue”, onde Professor Norberto Ramalho e sua filha Beatriz fizeram à título de colaborar para atender ao Hemosc que estava com baixo estoque de sangue. Sua ação incentivou outros amigos e apoiadores.

Já no dia 31/03 realizaram o sorteio da rifa de Páscoa para comprar alimentos para ajudar as famílias que passava por dificuldade naquela data, por causa da pandemia.

Também uma ação no mês de abril, envolvendo empresas, sendo elas o Komprão Atacadista e Mercado Fritske, ambos contribuíram com o projeto de arrecadação para continuar com a campanha de alimentação, através do troque um kilo de alimento por uma muda de ora-pro-nóbis.

E as programações prosseguiram conforme a necessidade de atendimento, sendo que em maio foi realizado um bazar beneficente em prol da Naiara ela tem paralisia cerebral. E uma ação social com distribuição de roupas, o evento foi realizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde foram distribuídos mais de 10 mil peças de roupas.

Já no mês de junho e julho não foi  realizado evento pois o casal também foram comedidos do Covid 19, onde precisaram ficar isolados e em fase de recuperação.

Em agosto foi realizado o bazar e pastelada em prol do Joshua, que precisou fazer uma cirurgia e tratamento, sendo que o custo era um valor alto. Tanto que foi necessário prosseguir as campanhas para ampliar a arrecadação.

No mesmo mês auxiliaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Indaial, na ação solidária para comunidade menos favorecida.

Em setembro foi realizado o projeto “ Troque uma muda de aranto - que é uma planta medicinal” por um kilo de alimento, realizado no Mercado Fritske, onde foi conseguido 214 quilos de alimentos. Os produtos arrecadados foram distribuídos, em um outro eventos,  para as famílias que estavam precisando. Nesta programação contaram com o apoio da empresa Father, que doaram também alimentos para compor as cestas e,  auxiliaram na logística da entrega às famílias.

Também no Mercado Nosso Ponto, foi feito troca de uma planta por alimentos, onde foi conseguido arrecadar mais de 300 quilos de alimentos.

Esse ano Professor Norberto Ramalho, sua esposa Silvia e seus parceiros, assumiram o compromisso de realizar, 4 eventos em outubro, 2 em novembro e 2 em dezembro, sendo que estes ainda falta definir o local e dia.

O Professor Norberto Ramalho, em nome de todos os parceiros agradecem àqueles que colaboram e participam nas programações realizadas. E ele destaca a importância destes apoios, uma vez que  para prosseguir as ações sociais/solidárias, quanto mais ajudam, mais conseguem atender as comunidades necessitadas.

Palavras do Professor Norberto Ramalho "Ajudar faz bem, tanto para quem está precisando, como para aquele que está ajudando. Continuem nos ajudando nesta corrente do bem. Assim conseguimos levar um pouco mais de amor e solidariedade.  Para realizarmos este projeto nos baseamos no relato bíblico de Gálatas 5:14.bToda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo"."

6comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários