Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Vovô Chopão – ícone da cultura germânica

Por Muriel Mazzi – Especialista em Propriedade Industrial (Registro de Marcas e Patentes)

06/07/2021 08h00
Por: Redação
Fonte: Muriel Mazzi

Hoje a Mazzi Marcas e Patentes quer homenagear a cultura, a alegria, o personagem do Vovô Chopão que é uma das marcas mais famosas da nossa linda cidade de Blumenau, conheça um pouco da história e trajetória de muito sucesso do ícone da divulgação da cultura germânica. 

“Em 1979, num momento de inspiração, Luiz Cé desenhou no papel a imagem de um vovozinho com traje caneco e chapéu. Nascia assim, o Vovô Chopão.

Em 1980 ilustrou o primeiro material gráfico de divulgação de Blumenau, focando a cultura, as tradições e o turismo regional.

Em 1981, o Vovô Chopão começou a participar na mídia gráfica com tirinhas publicadas no jornal O Estado de Florianópolis.

Em 1983, firmamos um contrato com a Cia. Hering para a produção de camisetas usando a imagem do Vovô Chopão e sua família com distribuição nacional.

Ainda em 1983, começamos a produzir o Jornal da Criança, um caderno infantil encartado no Jornal de Santa Catarina nos finais de semana. Que foi até 1996.

Em 1984, Luiz Cé foi convidado a participar da comissão organizadora da primeira Oktoberfest para criar o material de divulgação de festa, utilizando o Vovô Chopão como figura central. Assim, o já conhecido personagem entrou oficialmente para divulgar a Oktoberfest de Blumenau. A partir deste momento começou um período de muito trabalho e dedicação de forma voluntária e sem remuneração. Lá estava o Vovô mais querido do Brasil nos cartazes, folhetos, programas, selos, decorações, jornais, revistas, VTs, outdoors e placas indicativas.

A partir de 1985, o Vovô Chopão, ao vivo, começou a participar dos desfiles e na divulgação da Oktoberfest pelo Brasil e América Latina, numa incansável maratona, levando a todos a mensagem de alegria que só ele poderia transmitir com tanta propriedade. 

Com o passar do tempo, o Vovô Chopão se transformou no ídolo da criançada. Dotadas de sensibilidade especial, as crianças conseguem captar a importância do velhinho, num reconhecimento merecido ao trabalho desenvolvido por um personagem que saiu do papel para se tornar vivo nos corações de milhares de pessoas.

Atualmente, além da divulgação da cultura germânica, Vovô Chopão e sua família participam de várias ações culturais e artísticas emprestando a sua imagem para o desenvolvimento de material educativo em forma de cartilhas.

E hoje, junto com a Vovó, sua eterna companheira, visitam as escolas, empresas e clubes, divulgando a cultura germânica. Fazem parte da Oktoberfest, participando dos desfiles e circulando nos pavilhões distribuindo amor e ternura aos turistas, crianças e à família inteira.

Luiz Cé recebeu várias homenagens na Câmara dos Vereadores pela criação do personagem símbolo da Oktoberfest, com o título: Símbolo da Alegria e hoje, comemorando seus 42 anos de criação, sente-se realizado profissionalmente com o sentimento do dever cumprido, por ter dado contribuição tão importante para o sucesso da Oktoberfest e na divulgação da cultura germânica em todo o Brasil e países da América Latina.”

Parabéns VOVÔ CHOPÃO pelo histórico! Sua MARCA é o verdadeiro resultado de muito trabalho, dedicação, criatividade e principalmente muito AMOR, que resulta em: SUCESSO!

MAZZI MARCAS E PATENTES LTDA

Fone: (47) 99918-8680

Instagram: @mazzimarcas

e-mail: mazzi@mazzimarcas.com.br 

Site: https://institutodefranquias.com.br/fornecedores/mazzi-marcas-e-patentes/

Muriel Mazzi – Especialista em Propriedade Industrial (Registro de Marcas e Patentes).

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários