Treviso Pizzaria_970x90
DATA ESPECIAL

3 de junho: Dia Nacional da Educação Ambiental

Escrito por: Leatrice Talita Rodrigues

03/06/2021 08h00
Por: Redação
Fonte: https://sites.unicentro.br/wp/educacaoambiental/2017/06/06/3-de-junho-dia-nacional-da-educacao-ambiental/

No dia 03 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Educação Ambiental. A data foi instituída através da lei 12.633/2012 pela presidência da República, com o intuito de lembrar a necessidade de fortalecimento de políticas e práticas educativas para a conservação socioambiental e a construção de sociedades sustentáveis.

História da Educação Ambiental

A Educação Ambiental teve inicio na década de 1970, em especial com a Conferência Intergovernamental de Tbilisi, na Geórgia. Na legislação nacional, ela começou a ter espaço com a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), instituída por meio da Lei nº 6.938/1981, e ganhou força na década de 1990, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro.

Em 1999 foi criada a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, Lei 9.795/99), descrevendo que a Educação Ambiental deve estar presente de forma permanente nos processos educativos no país. Atualmente, o Brasil dispõe de várias políticas públicas na área, como o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar.

A Educação Ambiental contribui para formar pessoas comprometidas e atuantes na luta por direitos e participação nas decisões dos rumos socioambientais de seus territórios, comunidades e regiões.

A mobilização pela causa ambiental e social precisa estar no cotidiano da sociedade. Por isso que ela não está restrita somente às escolas, já que não é só no ambiente escolar que a educação acontece, mas também em todos os momentos da vida e para toda a sociedade.

Assim, a Educação Ambiental é um processo permanente, presente ao longo de toda a vida, em distintos espaços políticos e sociais que vivenciamos e participamos, de uma forma a despertar a consciência para o enfrentamento da crise socioambiental.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários