O Movimento Maio Amarelo, que está na sua 8ª edição com o tema: Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito. Está começando a campanha de conscientização da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito. Entre as primeiras ações estão a escolha dos representantes estaduais e o fechamento de parcerias com empresas para o desenvolvimento da campanha deste ano.
O Movimento acontece anualmente no mês de maio baseado na década de segurança no trânsito da ONU, e a cor amarela, a qual carrega em seu nome, simboliza a atenção e também a advertência na sinalização de trânsito. O objetivo da ação é colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades, e para isso tem feito parcerias e também grandes campanhas educativas.
O Maio Amarelo está presente em 27 países, e também em 21 estados do Brasil, cada um com seu representante escolhido pelo Observatório de Segurança Viária. Na Paraíba a representante deste ano é Abimadabe Vieira, observadora certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária e pela sétima vez consecutiva representante estadual do movimento Maio Amarelo da Paraíba.
No Brasil são altos os índices de mortes e feridos no trânsito, segundo Abimadabe Vieira o nosso país é uma nação que ceifa a vida de 3.300 crianças todos os anos, e deixa mais de 112 mil sequeladas. “É importante que a gente chame a atenção dessa sociedade para esse cenário, um cenário onde encontramos uma grande violência, não só de sinistros, mas também uma violência verbal, desrespeitosa e descabível” completa.
Foi pensando assim que o Observatório criou o tema deste ano, trazendo o respeito e a responsabilidade como prática também no trânsito. Para Abimadabe, essa responsabilidade não deve se limitar ao bem material, deixando como reflexão todo o cuidado que se tem com o carro, para que esse cuidado também se reflita na vida e segurança nas estradas.
Educação e segurança
A campanha do Maio Amarelo este ano será novamente de forma remota, com o agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil as ações serão feitas de forma digital. Segundo Abimadabe Vieira a intenção é iniciar os trabalhos do Maio Amarelo na Paraíba com uma sessão de abertura na Câmara dos Deputados do estado, e também nas Câmaras Municipais das cidades de João Pessoa e Cabedelo.
Outras ações também estão sendo planejadas em parceria com o Instituto Via, Colégio Intensivo, Polícia Rodoviária Federal e outros atores da segurança do trânsito. “Vamos trabalhar de forma remota, de forma online para que a mensagem do Maio Amarelo chegue a todas as casas. Estaremos unidos, com força para que a gente realmente possa produzir vida no trânsito” afirma Abimadabe.
A pandemia tem mudado a forma como as pessoas interagem e se comportam também no trânsito, o celular tem causado diversos acidentes e acende um alerta para o uso do dispositivo por motoristas. Dados de 2020 mostram que mesmo com o isolamento social, os números de acidentes de trânsito no Brasil quase não sofreram alterações. Com isso Abimadabe deixa também um apelo para que o respeito e responsabilidade andem juntos no trânsito e também no meio virtual.
“O respeito leva você para todos os caminhos, obedeça as sinalizações, valorize a vida. Dê preferência sempre ao mais vulnerável, o nosso amigo pedestre, respeite e sempre tenha responsabilidade, por você e por todos no trânsito” encerra Abimadabe Vieira.
Sensação
Vento
Umidade