A Secretaria de Promoção da Saúde lançou um recadastramento para atualizar dados da população e entender melhor o perfil epidemiológico das famílias no município. O objetivo é reunir a maior quantidade possível de dados atualizados e desenvolver ações de saúde voltadas à população de risco.
Também será possível, por meio de geolocalização, criar mapas de calor, que indicam os locais em que a população apresenta determinados problemas de saúde em maior quantidade, por bairros e regiões de Blumenau. A expectativa é poder, por exemplo, saber se na região sul há mais pacientes com hipertensão e desenvolver atividades de prevenção e promoção da saúde neste sentido.
Os dados da ferramenta também serão utilizados já neste momento de pandemia do Coronavírus, para ações voltadas ao enfrentamento do Covid-19. Com base nas novas informações, será possível identificar residências onde crianças e idoso coabitam, e relacionar riscos. O recadastramento pode ser feito pelo aplicativo do Pronto, nos telefones com Android ou IOS, sendo que o responsável pelo domicílio insere CEP, demais dados como endereço e as informações dos outros integrantes da família, incluindo nome, data de nascimento e telefone celular.
Após esse preenchimento, será possível indicar fatores de risco associados ao estado de saúde das pessoas que moram no CEP informado, como diabetes, gestação, hipertensão, problemas respiratórios ou ainda se é acamado.
Sensação
Vento
Umidade