Você sabe o que é uma crise de pânico? Quais são as causas e fatores que desencadeiam uma possível crise? Confira o texto e compreenda melhor esse transtorno.
A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade, caracterizada por crises inesperadas de medo, insegurança e desespero, aparentemente sem qualquer risco real. Essas crises provocam sintomas físicos e psicológicos, quando recorrentes trazem prejuízos as atividades normais de quem sofre, além de uma preocupação constante de acontecer um novo episódio.
A ciência afirma que as causas exatas ainda não foram identificadas, porém existem alguns fatores que podem desencadear crises de ansiedade e consequentemente uma crise de pânico:
- Estresse extremo;
- Preocupação Excessiva;
- Necessidade de controle dos fatores externos;
- Admissão de grandes responsabilidades;
- Alto grau de exigência pessoal;
- Perfeccionismo e dificuldade de aceitação dos próprios erros;
- Transições de vida ou carreira;
- Situação de doença;
- Luto mal elaborado;
- Histórico de violência ou abuso na infância;
Aprender a identificar os fatores que desencadearam as crises é fundamental para um tratamento adequado. A psicoterapia é a ferramenta mais indicada e irá agir nas causas dos sintomas a fim de amenizar os episódios até a possível total eliminação da síndrome.
O mais importante é buscar ajuda de profissionais da psicologia e psiquiatria ao mínimo desconforto e manifestação dos sintomas, pois assim, você reduz as chances do quadro evoluir e desencadear outros distúrbios. Quanto antes iniciar tratamento melhor para seu bem estar e qualidade de vida!
Jéssica Schmitt
Psicóloga Clínica - CRP: 12/15478
Psicoterapia para Adolescentes e Adultos
(47) 99220-9664
Sensação
Vento
Umidade