É inevitável falar sobre finanças sem considerar a saúde metal, pois esses pontos são diretamente conectados tanto no aspecto positivo como negativo. Dinheiro pode até não trazer felicidade, pois buscamos isso nas coisas mais simples, porém a falta dele causa preocupação e problemas no dia-a-dia.
Saber lidar com as finanças é extremamente importante para ter uma vida tranqüila e de bem estar. Sendo assim a saúde financeira precisa de atenção tanto quanto a mental. Pois, quando estamos com problemas emocionais como, estresse, raiva, medo, ansiedade e outras questões que causam preocupação, a área financeira é diretamente impactada.
Sendo assim, se sua saúde mental estiver abalada, as chances de compras por impulso e o aparecimento de novas dívidas aumentam consideravelmente, podendo gerar conflitos, ansiedade e até mesmo depressão. Essa situação gera culpa e vergonha impedindo que busque ajuda de amigos, familiares e profissionais, o que gera a negação da situação, conseqüentemente aumentando as dívidas e o estresse.
É necessário identificar o problema e coragem para buscar ajuda, pois será necessário mudar alguns pensamentos, comportamentos e hábitos para voltar a ter equilíbrio emocional e financeiro.
Jéssica Schmitt
Psicóloga Clínica - CRP: 12/15478
Psicoterapia para Adolescentes e Adultos
(47) 99220-9664
Sensação
Vento
Umidade