Luiz Cé B1
Inove Creative 970 x 90
ARTIGO

Gentileza: atitude é boa para saúde e faz diferença em tempos de pandemia, diz psicóloga

Por Brenda Ortiz, G1 DF

09/01/2021 13h14
Por: Redação
Fonte: G1 DF
Mulher recebe buquê de flores — Foto: Pixabay
Mulher recebe buquê de flores — Foto: Pixabay

Para especialista Thirza Reis, 'estamos sempre tão acostumados a viver na defensiva, que ato de ser gentil é curativo'.

Por Brenda Ortiz

Gentileza gera gentileza. A frase é uma máxima em diversos momentos da vida e, é sempre momento para sermos gentis, independente do dia comemorativo que é dia 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza.

A importância de pessoas e grupos em todo o mundo realizarem ações para incentivar as pessoas a serem mais gentis umas com as outras.

De acordo com a psicóloga Thirza Reis, a atitude é boa para a saúde e tem um impacto ainda maior em tempos de pandemia do novo coronavírus.

"Em momentos como este que estamos vivendo, esse tipo de atitude faz toda a diferença na vida das pessoas. Estamos sempre tão acostumados a viver na defensiva, na dureza, que a gentileza é curativa. Na presença dela, a gente briga menos e entende melhor o outro", afirma.

A ideia de criar o Dia Mundial da Gentileza surgiu em uma conferência realizada em Tóquio, em 1996, pelo World Kindness Movement (Movimento Mundial da Gentileza, em tradução livre).

Segundo Thirza Reis, quando uma pessoa pratica um ato de gentileza, ela se mostra mais vulnerável. "Ao baixarmos a nossa guarda, nós automaticamente desestabilizamos a dureza da outra pessoa. Assim, é possível relaxar um pouco mais", explica a psicóloga.

Ela afirma que atitudes como um abraço (nesta época da pandemia – só entre familiares próximos), um sorriso ou uma palavra positiva são capazes de mudar o dia de alguém. Além disso, diz que a gentileza, tanto para quem compartilha, quanto para quem recebe, faz bem para a saúde.

"Do ponto de vista neurológico e bioquímico, o ato de ser gentil produz dopamina, que é um hormônio do prazer e do bem-estar, produzido pelo cérebro. A gentileza, a compaixão e o amor são como antídotos contra a depressão e doenças crônicas, também melhoram o sistema imunológico. Isso traz uma relação direta com o bem estar, porque dispara em nós o nosso melhor", explica Thirza.

Gentileza em tempos de pandemia

O ano de 2020 tem sido complicado no mundo todo, principalmente devido à pandemia do novo coronavírus. O isolamento social, a crise econômica, e todas as adaptações que precisaram ser feitas no dia a dia das pessoas deixaram marcas.

Nesse cenário, atos de gentileza se destacam. 

Atitudes de gentileza também são registradas em aniversários e datas comemorativas durante o isolamento social. E isso é importante. Não se deve deixar passar em branco. Existem várias formas de sermos gentis e de mostrarmos nosso carinho pelas pessoas que amamos e queremos bem.

Então o que estamos esperando? Vamos fazer nossa parte... Vamos fazer a diferença na vida de alguém. E a gentileza deve ser uma continuada ação. Assim ela viraliza e propaga, não só nas redes sociais, mais dentro de nossas famílias e na comunidade onde somos parte.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários