Você já ouviu falar em sexônia ou sonambulismo sexual?
A sexônia é um distúrbio do sono que faz com que a pessoa pratique algum ato sexual enquanto dorme de forma inconsciente.
Segundo estudos realizados por neurologistas, o sonambulismo sexual é um episódio de despertar parcial em que o paciente tem uma atividade sexual não motivada por sonhos e sem plena consciência do ato, o que explica porque ele não se lembra do fato no dia seguinte.
Esse distúrbio é um ato automático que resulta de uma falha no sistema nervoso, que se manifesta durante a transição do sono superficial para o profundo por meio de um despertar parcial. Estresse, problemas pessoais e noites mal dormidas são alguns fatores que podem levar ao desenvolvimento desse transtorno.
Sendo assim, o lobo frontal do cérebro (responsável pelos pensamentos, emoções e juízos de valores) permanece bloqueado, impedindo que as memórias daquele momento sejam processadas.
Quem sofre de sexônia fica de olhos abertos, consegue visualizar, interpretar e interagir com o ambiente, porém sem o julgamento crítico adequado e comportamento sexual exacerbado. Sem lembranças do ocorrido os indivíduos sentem-se constrangidos diante do parceiro quando descobrem o que aconteceu.
A sexônia afetando cerca de 7% da população mundial. Apesar de ser mais comum em homens, também acontece com as mulheres. Seu início é mais comum em adultos, entre os de 26 e os 33 anos.
Esse transtorno do sono é benigno e possui tratamento. Depende de cada caso, mas em geral envolve o uso de medicamentos, como sedativos, para que a pessoa durma melhor associado à psicoterapia.
A sexônia tem tratamento busque orientação e auxilio de profissional.
Jéssica Schmitt
Psicóloga Clínica – CRP: 12/15478
Psicoterapia para Adolescentes e Adultos.
(47) 99220-9664
Redes sociais
Facebook: Psicóloga Jéssica Schmitt
Instagram: @psicologajessicaschmitt
Linkedin: Jéssica Schmitt
E-mail: psicologajessicaschmitt@outlook.com
Sensação
Vento
Umidade