Adotamos alguns hábitos no dia-a-dia que podem gerar desequilíbrio no orçamento financeiro, fazendo com que as contas não fechem no fim do mês. Para reorganização das finanças existem duas possibilidades, cortar despesas e gerar mais receita.
Seguem algumas dicas para rever hábitos e retomar o equilíbrio das finanças:
1. Quitar dívidas
As dívidas geralmente são criadas quando os gastos ultrapassam os ganhos mensais. Se este é seu caso reveja seu estio de vida se adapte a sua realidade, viva um degrau abaixo até estabilizar suas contas, caso necessário faça renda extra para quitação de dívidas.
2. Evitar gastos desnecessários
Faça controle dos seus gastos, analise aqueles que podem ser eliminados e avalie cada compra, evitando as pequenas despesas e gastos supérfluos.
3. Compre à vista
Crie o habito de comprar somente se tiver condições, elimine compras parceladas no cartão de crédito e economize até ter todo o valor para fazer a compra desejada. Assim terá mais flexibilidade no orçamento financeiro.
4. Tenha mais fontes de renda
Nem todo emprego é garantido, então procure ter mais de uma fonte de renda, caso aconteça algum imprevisto com a fonte de renda principal terá uma segunda opção.
5. Tenha metas claras
Crie o hábito de ter metas de curto, médio e longo prazo. Coloque essas metas no papel e deixe em lugar visível, determine data de inicio e conclusão, assim será mais fácil de colocar em prática. Com metas claras é possível realizar sonhos com mais facilidade.
Para ter uma vida financeira saudável é necessário eliminar hábitos ruins e adotar novos hábitos. Inicie algumas mudanças e perceba os resultados positivos no orçamento doméstico e tranquilidade nas finanças.
Jéssica Schmitt
Psicóloga Clínica – CRP: 12/15478
Psicoterapia para Adolescentes e Adultos.
(47) 99220-9664
Redes Sociais
Facebook: Psicóloga Jéssica Schmitt
Instagram: @psicologajessicaschmitt
Linkedin: Jéssica Schmitt
Sensação
Vento
Umidade