Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
ARTIGO

Ansiedade, Medo e Fobia. Você sabe a diferença?

Por Aline Merisio Vieira

28/10/2020 08h00
Por: Redação
Fonte: Aline Merisio Vieira
Aline Merisio (Foto: Divulgação)
Aline Merisio (Foto: Divulgação)

Ansiedade

A ansiedade é um processo fisiológico natural. Refere-se a um estado emocional de aflição e medo, onde a pessoa se sente ameaçada ou preocupada em relação a diversas expectativas, em geral negativas. Em alguns casos dependendo da intensidade da ansiedade a pessoa pode ter reações físicas como, tremores, suor excessivo, sensação de falta de ar, coração acelerado, entre outros. Existem vários quadros psicopatológicos quando falamos de ansiedade, alguns deles são: Ansiedade de Separação, Ansiedade Social, Fobias, Pânico, dentre outras classificações.

Medo

O medo é considerado uma emoção boa e também natural, pois, nos deixa em estado de alerta, podemos até dizer que é um sinalizador de perigos, com intenção de nos proteger. As reações do medo dependem da pessoa e situação vivida, causando alguns sintomas físicos e comportamentais como lutar e fugir. Os medos podem ser vivenciados através de um sentimento de insegurança em relação a pessoas, situações ou objetos. Mas, a grande questão é quando este medo é intenso e nos trás prejuízos, a ponto de nos imobilizar frente alguma situação. Alguns tipos de medos: falar em público, dirigir, altura, água, animais, avião, lugares fechados, multidões, elevadores, medo de morrer, entre outros.

Fobia

Fobia é quando temos um medo intenso, por sua vez desproporcional, capaz de nos paralisar diante de alguma situação. É quando há uma reação exagerada e uma junção de sintomas, como a ansiedade, o medo, angustia, gerando sofrimento e nos levando a ter sintomas físicos também intensos e desagradáveis. Nosso comportamento em geral é paralisar ou evitar a situação fóbica. Além de vivenciarmos momentos de grande desconforto, a fobia pode afetar significativamente a nossa vida, gerando prejuízos, como deixar de realizar alguma tarefa ou atividade, participar de eventos e reuniões, dentre tantas outras situações.

Você já sentiu algo parecido com as descrições feitas à cima? Já deixou de alcançar algum objetivo ou realizar um sonho por conta de alguma dessas situações? Quer mudar algo em seu comportamento que não está mais adequado para você neste momento da vida? Isso é apenas um resumo de cada um desses quadros, existem inúmeros sinais e sintomas que podem nos ajudar a ter um diagnóstico e optar pelo melhor tratamento, porém é importante que seja feito junto a um profissional capacitado. Eu posso te ajudar!

Aline Merisio Vieira

Terapeuta Integrativa

Mestre Reiki Usui

Especialista em traumas, medos e fobias

Especialista em Medo de Dirigir

Idealizadora do Pranaline – Centro de terapias e bem-estar

Vice-Presidente Núcleo Mulheres Empreendedora Ampe Blumenau

WhatsApp (47) 99641-4868

Instagram: @pranaline

Facebook: @pranalineterapias

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários