Ter seu imóvel regularizado na prefeitura e demais órgãos competentes é de extrema importância, seja ele residencial ou comercial.
Muitas pessoas não sabem disso e são surpreendidas quando algum problema aparece.
Um imóvel para ser considerado regularizado não pode possuir nenhum pendência com base nas normas e leis do plano diretor da sua cidade, como Leis de Zoneamento e Código de Obra e Edificações.
Existem vários motivos pelos quais se considera que um imóvel esteja irregular, como a morte do proprietário do imóvel, pendências no cadastro, aumento e ou alteração da área da edificação, pendências de taxas entre outras.
Com isso podem ocorrer muitos problemas, e o prejuízo financeiro é o principal deles, sim, isso mesmo, caso haja fiscalização a multa por irregularidade pode ser até 4 x maior que o valor das taxas, na hora de vender seu imóvel ele perde valor no mercado por estar irregular.
Caso alguém queira comprar seu imóvel, não poderá fazer financiamentos, e se você quiser investir no seu imóvel, também não vai conseguir um financiamento específico para reforma ou ampliação do imóvel.
Para edificações comerciais, caso haja fiscalização o estabelecimento pode ser interditado ou fechado, causando grandes transtornos.
Para evitar qualquer problema com seu imóvel, e torná-lo apto ao registro em cartório, você deve procurar um profissional qualificado e realizar o processo com antecedência.
Este profissional deve estar habilitado e registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou CAU (Conselho de Arquitetos e Urbanistas) para tornar o processo simples e evitar problemas futuros.
Evite multas e problemas inesperados, regularize seu imóvel!
Arquiteta Gisele Gobetti
CAU 132223-0
Cel: 47 99955-5182
Email- arquitetagiselegobetti@gmail.com
Instagram: @arq.giselegobetti
facebook: Arquiteta Gisele Gobetti
Sensação
Vento
Umidade