O poder do desenvolvimento da inteligência emocional no crescimento pessoal e profissional.
Cada dia mais pessoas sofrem com problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão. Somente no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado que cerca de 86% dos brasileiros sofrem de algum problema relacionado a transtornos provocados pelas pressões do dia a dia. Saber lidar com essas emoções é uma das soluções para escapar das consequências do estresse diário, que também é definido como inteligência emocional.
A inteligência emocional é uma ferramenta, uma metodologia, uma forma que são administrados os sentimentos, o entendimento das próprias emoções e está ligada a diversos aspectos da vida. Além do desenvolvimento pessoal interno, a pessoa que sabe administrar o que sente se relaciona melhor com quem convive.
Estas são chamadas competências emocionais pessoais (a forma como eu me conecto comigo mesmo) e as competências emocionais sociais (a forma como me conecto com o próximo).
Pessoas que têm uma boa inteligência emocional têm mais chances de serem bem sucedidas e de conviver melhor com os problemas ao longo da sua vida. Além do controle de emoções, como ansiedade e nervosismo. De acordo com uma pesquisa realizada no vale do Silício, sobre quais são as competências das quais eles buscam em um profissional, Inteligência Emocional faz parte do topo da lista. De nada adianta ter um currículo invejável, mas não saber lidar com prazos, pressão, liderança, pessoas difíceis, autogerenciamento, etc.
Porém, desenvolver a inteligência emocional não é uma tarefa fácil. São necessários muitos métodos de estudo e reflexão.
Um outro viés de extrema importância, é o desenvolvimento de foco e disciplina.
Nada supera e nada é capaz de parar um homem e uma mulher disciplinada.
Motivação é importante e ajuda. Mas a motivação acaba muito rápido. O que faz a pessoa continuar mesmo sem ter motivação é a disciplina.
Disciplina tem a ver com fazer o que precisa ser feito todos os dias, repetidamente, sem depender de motivação.
Defendo a seguinte ideia: “Não espere a motivação para começar. Comece, que a motivação vem”.
Se eu depender da motivação, talvez nunca comece nada. Mas se eu começar mesmo sem motivação, vou criando disciplina de fazer aquilo todos os dias, e isso vai gerar resultados incríveis. E adivinha só: Os resultados geram motivação.
Pensando em ajudar as pessoas a desenvolverem estas competências e trazer conceitos e ferramentas profundas ligados a este assunto, em parceria com a Unicesumar, Polo de Blumenau, acontecerá nesta próxima quinta feira (15/10) uma palestra gratuita sobre estes temas – Inteligência Emocional, Foco e Disciplina.
O facilitador é Jhony Ottiquir, que é palestrante e treinador comportamental na área de desenvolvimento pessoal e profissional.
Devido a esta situação da qual enfrentamos, as vagas são limitadas. Para garantir a sua, você deve fazer sua inscrição gratuita clicando no link abaixo:
https://www.sympla.com.br/palestra-gratuita---inteligencia-emocional-foco-e-disciplina__1008064?fbclid=IwAR2jyorVZU0WxchDhQqeFDfeMsNJKqAXxvClY1Vqe13RONAlNfMdmbFq0Xg
Horário: 19:30 h
Local: Unicesumar Blumenau
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis ou 2l de leite integral.
Sensação
Vento
Umidade