Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.
Excepcional Dia!
O futuro do consumo é consumir menos.
A atitude de deixar de consumir ou passar a consumir algo é apego, e a palavra chave hoje é “desapego”. O futuro é reduzir o consumo, a grande sacada é uma análise sobre a necessidade de consumo, de onde vem essa necessidade, que quase sempre vem de um vazio. Estamos sempre “preenchendo buracos”, a nossa existência se resume em consumo com excessos e de forma compensatória.
É assim mesmo na vida, temos exemplos disso: eu compro algum alimento e como se estou ansioso, e se estou nervoso também, se o tempo me sobra eu como, se a felicidade me invade comemoro comendo, comprando, exagerando, além do meu necessário, consumindo muito.
Os homens sábios tendem a reduzir e simplificar, e hoje em dia o povo só quer produzir e consumir e não simplificar. E você aí pensando: que mundo evoluído!
Evolução, segundo Darwin, não significa melhoria e sim Mudança. Câncer evolui, problema se desenvolve e falência também progride. Para TUDO com esse texto Nutri!
Mas é isso; é a sociedade “líquida” dentro do capitalismo, estão confundindo com o fim do mundo mesmo que seja para fim do mundo que estejamos caminhando. Dizia Santo Augustinho: -“...não sacia a fome quem lambe pão pintado, não mata a fome quem lambe desenho...”. Essa é a realidade atualmente, estamos lambendo desenho, achando que consumir tudo que temos a frente é o real, essa virtualização do mundo que acaba trazendo a noção de que tudo isso é real não está fechando as contas. O mundo digital exagerado colabora imensamente para a questão do ato de consumir, porque você vive a vida do outro e isso gera uma insatisfação, ansiedade e leva a muitas escolhas equivocadas.
A “consumolatria”, segundo Mário Sérgio Cortella, é a adoração ao consumo que gera infelicidade em sequência.
Simplicidade não é sinônimo de carência, simplicidade é sinônimo de suficiente, essa suficiência é de comida, afeto, controle, sem consumo exacerbado.
Colocar um ponto final em atitudes que não levam você a lugar nenhum é uma tarefa complicada e que requer dedicação e comprometimento. Todos esses exageros que nos cercam estão comprometendo nosso estado físico e com isso muitas vezes percebemos um aumento na balança, aquela calça que ficou apertada, o cansaço que não tem fim, a falta de vontade de acordar e muitas vezes de viver. Tudo isso é excesso.
Vamos simplificar, pensar leve e ficar mais leve.
Trago algumas dicas simples, que dieta nenhuma vai impactar tanto você, dicas valiosas para repensar e conseguir alguma mudança, hoje!
Mesmo sendo desafiador, não é impossível parar de se alimentar mais do que o necessário, como também comprar mais do que é preciso. Existem alguns métodos simples para auxiliá-lo a fazer a virada da chave do consumismo para a simplicidade.
Dica da Nutri!!
1. Use pratos menores quando comer em casa.
2. Retire as panelas e travessas da mesa enquanto estiver comendo.
3. Compre uma balança de comida ou copos de medidas.
4. Peça porções pequenas em restaurantes.
5. Fique longe das “dietas da moda”
6. Não pule refeições.
7. Coma apenas quando sentir fome.
8. Assim que se sentir satisfeito, pare de comer.
9. Não tenha pressa em comer.
10. Preencha metade do prato com legumes saudáveis.
11. Beba água na quantidade adequada. 35ml x kg de peso.
12. Não use comida como “recompensa”.
13. Não vá ao supermercado com fome.
O que falta para você tomar uma atitude e fazer a mudança de hábito? Para onde você quer ir? Se você não souber me responder, então a resposta é: qualquer lugar serve.
O consumo, o excesso, são assim. Se sua vida não possui foco, limite, simplicidade, ação e amor no que está disposto a fazer, qualquer coisa serve e você se perde.
Se você quer ter algo que nunca teve, faça algo que nunca fez!!!
Seja gentil porque todo mundo enfrenta uma batalha.
Beijo da Nutri.
Redes Sociais:
Watts: (47) 997862121
Telegram: https://t.me/taianabrnutri
Instagram: taianabratfisch.nutri
E-mail: taianabr.nutri@gmail.com
Facebook: TaianaBratfischNutricionista
Sensação
Vento
Umidade