Segundo a Organização Mundial da Saúde em 2017 quase 10% da população apresentava transtorno de ansiedade, isso corresponde 18,6 milhões de brasileiros.
A ansiedade é uma emoção natural que todo ser humano sente e tem há função de preparar o seu corpo para um perigo no futuro, pode contribuir no desenvolvimento de algumas tarefas como por exemplo: dirigir com cautela em um dia de chuva, estudar para uma prova com medo de tirar nota baixa, sair com antecedência para não se atrasar, entre outras.
A ansiedade pode se tornar um transtorno quando sentida com frequência e intensidade ao ponto de comprometer a qualidade de vida. Devemos estar atentos aos sintomas, principalmente quando criam sofrimento e comportamento disfuncional significativo.
Alguns sintomas presentes no transtorno de ansiedade são: Inquietação; Fadiga; Dificuldade de concentração; Irritabilidade; Tensão muscular; Alteração no padrão de sono; Tremores; Palpitações ou taquicardia; Sensação de falta de ar; Ondas de frio ou calor; Dor ou desconforto torácico ou abdominal; Sensação de asfixia ou de estar sufocado; Suor excessivo; Medo de perder o controle ou de enlouquecer; Medo de morrer, de ter um ataque cardíaco, entre outros.
O acompanhamento médico em paralelo a psicoterapia é imprescindível para diagnóstico e tratamento adequado. A psicoterapia pode auxiliar o paciente a compreender os fatores do dia-a-dia que desencadearam o transtorno de ansiedade, reduzir seus sintomas e trabalhar os eventos que levaram a desenvolver este problema.
Se você apresenta alguns sintomas de ansiedade e acredita que esteja interferindo de forma significativa na sua vida, busque ajuda. Caso não tratada de forma efetiva, o transtorno de ansiedade pode progredir para algo mais grave.
Jéssica Schmitt
Psicóloga Clínica – CRP: 12/15478
Psicoterapia para Adolescentes e Adultos.
(47) 99220-9664
Redes sociais
Facebook: Psicóloga Jéssica Schmitt
Instagram: @psicologajessicaschmitt
Linkedin: Jéssica Schmitt
Sensação
Vento
Umidade