Em pleno 2020, encontramos alguns empreendedores de micro e pequenas empresas com receio de se promover online, seja por falta de conhecimento de como gerenciar sua presença online, ou receio de não ter capacidade produtiva e agilidade para atender a demanda deste mercado, ou ainda a desconfiança de como mensurar os resultados.
Entretanto cada vez mais o cenário econômico do nosso país apresenta cases de sucesso com empreendedores que estão ativos no mundo online e que estão obtendo vantagens justamente pelo fato de serem pequenos.
Uma das vantagens que temos no marketing digital é que podemos mensurar os dados, diferente do marketing offline no qual não temos a exatidão do alcance de determinadas campanhas, como a distribuição de folders.
Uma campanha digital você consegue saber quantas pessoas foram alcançadas, acessaram suas informações, utilizando ferramentas de análise adequadas, ainda será possível identificar a faixa etária, gênero, localidade, o que efetivamente despertou interesse entre tantas outras informações. Em virtude destes dados, você avalia os resultados e planeja as ações para auxiliar na efetivação da vendas.
Outro aspecto interessante, é que você pode acompanhar o custo destas campanhas e ajustar as informações a respeito destas: desde alterar imagens, textos, palavras-chaves e gatilhos que irão buscar o resultado desejado, é aqui onde muitas vezes estas pequenas empresas não sabem como avaliar e compreender estas informações; neste caso, o ideal é ter um suporte de especialista na área para que ocorra uma levantamento de informações de fontes adequadas, e estruturá-las para apresentar ao gestor que poderá então direcionar suas ações.
De acordo com uma pesquisa publicada no site Pequenas Empresas Grandes Negócios, em meados de Fevereiro 2020 observou-se que este ano será o ano do empreendedorismo digital no Brasil; e em virtude da pandemia, o mesmo poderá estar se fortalecendo, visto que por exemplo, somente na cidade de Blumenau foram registrados 408 novas empresas abertas no mês de Junho, de acordo com a Praça do Empreendedor.
Logo para que a pequena empresa consiga se destacar e desenvolver no mercado, umas das ações será além de se informar sobre como funciona o marketing digital, será atuar efetivamente neste mercado online.
E para que haja bons resultados nas ações de marketing digital, é preciso atentar-se que estamos criando um relacionamento com as pessoas, ou seja, construir uma comunicação que seja transparente, significativa.
O investimento realizado nessa área terá um retorno, porém o mesmo dependerá de como será construído a presença online, além dos investimentos pagos, o engajamento com público interessado no que a empresa esteja ofertando, neste caso é estar disponível para resolver as dúvidas , reclamações dos clientes.
O planejamento das ações precisam ser elaborados para que possam ser aplicados no dia a dia.
Apesar do desafio em implementar o marketing digital, ele poderá ser gratificante com os resultados alcançados, recordando que o mesmo não acontecerá da noite para o dia; é importante ter consciência que se faz necessário a consistência nas ações para fidelizar os clientes e então fortalecer a marca da empresa no mundo online.
Ficou interessado em como identificar quais métricas devem ser avaliadas, ou ainda, como construir um plano de ações que poderá ser realizado pela empresa ou por especialista da área, entre em contato, aproveite para buscar informações,implementar ou ajustar o marketing digital da sua empresa.
A respeito da pesquisa que mencionei neste artigo, segue o link caso você queira saber mais detalhes: https://glo.bo/3fVcDaw
Regiane Lourenço Szkutnik
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