Treviso Pizzaria_970x90
ESPECIAL MULHERES

Conheça as mulheres que fazem a diferença – Edição 4

4ª Edição

10/08/2020 08h28Atualizado há 4 anos
Por: Redação

O Jornal Correio Comunitário impresso tem publicado páginas especiais para divulgar as mulheres e famílias, assim como grupos organizados e representativos de entidades/instituições.

E o Portal de Notícias Correio Comunitário tem o objetivo de seguir a mesma linha editorial do jornal impresso, pois é um veículo de comunicação essencialmente comunitário.

Em suas páginas do impresso, e nos editoriais do portal, conta com matérias que inspiram, orientam, informam e oportunizam os profissionais de vários segmentos à apresentarem seus trabalhos e oferecer informação a cerca de temas relevantes construtivos na área da saúde, terapia, educação para o trânsito, comunicação, terapias, capacitação e na área jurídica.

Nesta página/coluna valorizamos a participação da mulher nos mais variados segmentos da sociedade. Isso para destacar suas atuações, participações e mostrando que é possível fazer a diferença, independente da posição social e ou profissão. Estas mulheres fazem a diferença por onde passam, atuam ou vivem. Acompanhem as mulheres maravilhosas e suas histórias abaixo nesta coluna...

Adriane Bortoleto Vieira Velozo, nascida em outubro de 1968, natural de Igarapava/SP, mora em Blumenau há mais de 20 anos. Filha de Laercio Vieira e Maria Elizabeth, esposa de Carlos Eduardo Velozo  tem três filhos, sendo eles: Natalia com 30 anos, Carolina com 28 anos e Rafael com 24.

Adriane é advogada, graduada em Direito pela FURB e pós graduada em Gestão Ambiental Tecnológica. Atua desde 1997 na área do direito privado em direito cível e de família  e ingressou na área pública no ano de 2011.

Na política atuou como presidente do Partido PTBMulher/Blumenau  e Advogada do Partido no pleito eleitoral  (2011 a 2017), também atuou como Presidente do PTBMulher na Comissão Provisória Estadual do PTB/SC ( 2012-2014). Entre os anos de 2011 a 2013 atuou no Governo de Santa Catarina na SDR15 no cargo de Gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e  Prefeitura Municipal de Blumenau, no Cargo de Diretora de Educação Ambiental, na Fundação do Meio Ambiente, hoje SEMMAS (2017 -2019).

Cooperou com capacitações e assessoramento político para pessoas que almejam ingressar na carreira política. 

Para comunidade sempre contribuiu com doações de serviços voluntários assistenciais  e jurídicos para os membros das instituições  sem fins lucrativos das quais participa, entre elas atuou como Diretora de Ensino Religioso para adultos e crianças , bem como presidente da associação PAI – Programa de Assistência à Infância.

Sua mensagem: Acredito que Deus tem um propósito para cada um de nós na vida e temos a missão de descobri- lo e fazer nosso melhor. 

A nossa família é um presente Dele para nós, por isso devemos investir tempo para cuidar e amá- la.

Perdoar  é fundamental na vida! 

Ter fé em Deus  e conviver com pessoas que pensam e vivem diferente do nosso estilo de vida, nos ajuda a sermos mais  humanos e resilientes para superar nossas limitações e dificuldades que se apresentam para todos. Por certo, que estamos sendo transformados dia a dia se tivermos um coração aberto a aprender , ajudar e amar o próximo como a si mesmo.

Alzira Natália Nardelli, nascida em dezembro de 1966, mais precisamente no Natal, por isso o segundo nome é Natália. Natural de Rio do Sul, mora em Blumenau há quase 25 anos. Comerciante, graduada em Administração e Gestão de Empresas, é uma integrante do quadro administrativo da Dinardelli Comércio  e Representações Ltda. 

Como empresária sempre cuidou também  do setor de responsabilidade social da empresa, procurando interagir com lideranças comunitárias e representando sua empresa nos mais variados segmentos da sociedade. Inclusive atuando em ações sociais, e apoiando iniciativas que possibilitem um maior envolvimento dos órgãos públicos nas questões comunitárias, pois entende que além de empresária faz parte  também da comunidade. Por isso participou de várias ações, entre elas participou da diretoria do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança, com objetivo de impulsionar ações que possam melhorar a qualidade de vida e mais segurança para a comunidade.

Para Alzira conciliar família, empresa e o pessoal é uma arte, pois precisa de criatividade e determinação para poder conciliar tudo. 

A mensagem de Alzira: Se faz necessário planejar nossa vida e nossas atividades a curto, médio e a longo prazo tanta financeiro, afetivo familiar, social, profissional e material para que a vida tenha uma prosperidade harmônica sem ignorar nenhuma das áreas. Pois se trata do empoderamento e merecimento de uma vida de satisfação e felicidade em todas as áreas da vida. Devemos enxergar longe para seguir com segurança.

É com estas palavras que Alzira mostra o seu grau  de entendimento e de vivência, se sentindo realizada em todas os setores de sua vida.

Denise Antunes dos Santos, nascida em 1965, casada com o Deputado Estadual Ismael dos Satos, mãe de Israel e Deise, avó de Anthony e Heloise. Denise é conferencista, técnica em enfermagem, pedagoga e pós-graduanda em Gestão Pública e também suplente do Senador Espiridião Amim.

Denise deixa uma reflexão: Correr atrás do vento

Ele tinha poder, dinheiro, mulheres, fama, patrimônio, mas cansou da sua existência, declarando: “Desprezei a vida. Tudo era inútil, era correr atrás do vento.  Cheguei ao ponto de me desesperar por todo o trabalho no qual tanto me esforcei debaixo do sol “ (Eclesiastes 2.17,10). Sim, estamos falando do sábio rei Salomão.

Não deveria ser ele a pessoa mais feliz da terra? Pela ótica humana, talvez, sim, mas este personagem, que tinha aparentemente tudo,  conheceu o vazio de uma existência que confiou  demasiadamente nas coisas terrenas.

Como, então, estar de bem com a vida, quer tendo muito, quer tendo pouco? A maneira de se libertar do fracasso  da riqueza ou da depressão da escassez exige algumas posturas firmes. Primeiro, não aumente coisas que não são importantes nem diminua aquilo que é realmente significativo; segundo, aprenda com os próprios erros sem querer jogar a culpa nos outros; terceiro, não espere os aplausos da multidão: popularidade nem sempre significa credibilidade; quarto, e talvez o mais importante, exercite sua fé em Deus, aprendendo a descansar nEle na bonança e na tempestade. O salmista aconselha: “Confie em Deus, o Senhor, e faça bem e assim você habitará com toda a segurança na Terra Prometida” (Salmos 37.3).

Boa parte dos sonhos e projetos da sociedade não-cristã consiste numa tentativa fracassada de “Correr atrás do vento”; mas o que Deus nos propõe é uma caminhada em harmonia com a Sua vontade, cujo resultado será alegria e satisfação permanente. Mensagem de Denise Antunes dos Santos.

Rosane Strazas Henkin nasceu em 16 de novembro de 1959 em Porto Alegre, RS. Mora em Blumenau há 35 anos. Graduada em Pedagogia, Orientação Educacional e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional. Em 2014 fez duas certificações internacionais em coaching executivo de carreira e liderança.  Casada com Gerson Henkin, formaram uma linda família com o filho Gabriel Strazas Henkin, sua esposa Francielli e dois netos gêmeos, Antônio e Vicente. Começou sua carreira profissional em Porto Alegre, em 1981, como professora de didática, psicologia educacional, ética e comportamento profissional na Escola Vera Cruz no Curso Normal de Formação de Professores. Chegou em Blumenau em 1985 acompanhando seu marido que foi chamado para trabalhar na ARTEX como analista de sistemas. Rosane também trabalhou na seleção e recrutamento de pessoal na Moury-Lydio Agencia de Empregos.  De 1989 a 2004 começou sua carreira profissional em Blumenau como professora de fundamentos do trabalho no Ensino Médio e orientadora educacional e vocacional na Escola Barão do Rio Branco, onde criou fortes laços de amizade com grande parte da comunidade blumenauense. De 2005 a 2008 foi coordenadora pedagógica do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional no SENAI de Blumenau, gerenciando uma grande equipe de professores, colaboradores e atendendo 620 alunos e suas famílias. Nessa época, em 2006, recebeu o Prêmio Mulher Destaque na Educação e Empreendedorismo pela Câmara da Mulher Empresária do Núcleo da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB). De 2009 a 2012 foi coordenadora pedagógica, professora e instrutora de treinamentos “in company” na Treinare Desenvolvimento Profissional. Atualmente é Master Coach Executiva de Carreira. Liderança e Empreendedorismo, atendendo no seu consultório e em várias empresas de Blumenau e Região. É palestrante e desenvolvedora de pessoas e organizações há 38 anos. Nas atividades extra curriculares, Rosane dedicou-se como voluntária no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, bem como na área de prevenção ao uso de drogas, representando o Programa DECIDA da Universidade de Stanford para a América Latina. Há dez anos é associada da AMPE Blumenau, participando ativamente do Núcleo da Mulher Empreendedora, e atualmente está secretária do Núcleo, na gestão 2019-2020.

Quem a conhece de perto, sabe da sua paixão pela música e o canto, tendo se apresentado em muitos corais, barzinhos, formaturas e casamentos.

Sua mensagem favorita: “Escolher uma profissão é buscar um estilo de vida: com quem, como, por que e para que desejo estar nesse mundo”.

Rosemar Aparecida da Silva, nascida em março de 1977, natural de Nova Aurora/PR, mora em Blumenau há mais de 35 anos. . Filha de Maria Aparecida Ferreira tem três  filhos, sendo eles:  Ana Paula S.de Andrade, Brenda B.da S. Danecke e Heindrich M. da S. Danecke. 

Rosemar, conhecida como Buddy, iniciou trabalhando aos 11 anos como babá e morava na residência dos patrões. Aos 14 anos passou a trabalhar na montagem de porta retratos na “Cadore Molduras” e, com 15 anos ingressou na RW Malhas como operadora manual. Já aos 17 anos passou a fazer parte do quadro funcional da ARTEX por um período temporário, como costureira de roupão.  E por 5 anos  trabalhou de diarista, onde aprendeu tudo sobre os trabalhos do cotidiano e bem servir. E se capacitou para ampliar este tipo de trabalho agregando atendimentos também na área comercial. Para Buddy, o importante é passar pelas experiências para poder fazer a escolha certa, pois tinha vontade de ser dona do seu próprio negócio.  Foi quando resolveu ter sua própria Lanchonete que deu o nome de “Brenda Mar Lanche”. Nestas atividades aprimorou seus conhecimentos ampliando também seu rol de contatos.

Com estes contatos e a troca constante de ideias e sugestões com várias pessoas sobre as questões comunitárias, ela passou a se  interessar pelos trabalhos voluntários, se tornando uma líder comunitária. Ingressou e teve o apoio dos administradores da Imobiliária ECAP, onde prestou serviço para a mesma, em condomínios. Para isto, foi necessário criar uma prestadora de serviço e ter consigo alguns colaboradores, passando a atender os condomínios na limpeza das áreas comuns dos prédios.

Na área comunitária esteve à frente por durante 16 anos, como participante e integrante de entidades comunitárias. O destaque foi participar de várias formações comunitárias, podendo exercer seu conhecimento no quadro dirigente das Associações de Moradores de várias regiões entre eles na Eça de Queiróz, Vila Bromberg e Feliz, Pedro Kraus e Loteamento Libertadores. Também  contribuiu com outras entidades da região da Escola Agrícola, como o Conseg - Conselho Comunitário de Segurança. Uma das principais atividades junto a direção daquele Conseg, foi o apoio na organização de eventos para a comunidade, tais como Natal Amigo, feijoadas, além das participações em reuniões.

Fez parte da comissão comunitária que lutou pelo filtro de manga da usina da URB e lutou também pela regularização fundiária da Vila Bromberg e Vila Feliz, além de outros projetos.

Em 2014 ingressou na função de  cuidadora, onde permanece até os dias de hoje, pois entende que é um trabalho importante e a cada dia as demandas aumentam.

Nesta função, com o objetivo de aperfeiçoar-se para melhor atender os seus pacientes, que geralmente são pessoas idosas e ou com algum tipo de comorbidades,  Buddy interessou-se em fazer vários cursos se formando em, reflexologia podal, aperfeiçoamento como cuidadora e em atendimentos a portadores de deficiência cognitiva (demências). Todos estes cursos são a maioria no segmento geriátrico, onde teve oportunidade de conhecer vários profissionais da área da saúde. 

Sua mensagem: Lute pelo que acredite, ajude na conquista da sua comunidade. Você decide o que quer ser em sua vida e,  na vida da sua comunidade.

Somos peças fundamentais para as conquistas, pois unidos temos mais força. E lembre-se: No único lugar que o “Sucesso” vem antes do “trabalho” é no dicionário. Então vá a luta! Participe! Busque! Se capacite... e faça o melhor que puder.

Sabine Leyen, nascida em junho de 1995, natural de Blumenau, formada em Direito pela FURB – Universidade Regional de Blumenau.

Foi vice-presidente do DCE da faculdade IBES na Gestão de 2015 e foi  conselheira do CONSEJUVE – Conselho Privado de Juventude do Sul do Brasil e presidente da pasta CONSEJUVE Mulher, no estado de Santa Catarina. Estagiária na Ordem dos Advogados do Brasil.

Sabine através das entidades/ instituições que participa, faz a diferença com seu conhecimento nos mais variados temas, pois como é da área jurídica consegue ter um posicionamento firme e relevante, pois é uma formadora de opinião. Desta forma, foi uma das escolhidas para participar deste editorial.

Sabine se baseia nesta forma para bem representar as mulheres: “Existem mulheres fortes e mulheres que ainda não descobriram sua força. Quando queremos algo, fazemos acontecer. Os tempos mudaram e cada vez mais nós precisamos ocupar o nosso lugar. É a nossa vez.

Sua mensagem: Para todas as mulheres acreditarem em si. E outro fato importante é evitar a rivalidade feminina. Ela é extremamente prejudicial para todas nós! Devemos apoiar uma a outra.

Vanezia Maria de Andrade e Sousa, Professora Nézia como é conhecida,  nasceu em julho de 1978, natural de Barueri- SP, mas vive em Blumenau há 20 anos. Casada com Luís Orlando Cassiano de Sousa há 21 anos e juntos têm um filho, Mateus de Andrade Sousa.

Formada em Letras pela FURB (Universidade Regional de Blumenau), atua como professora efetiva na rede municipal desde 2009, lecionando Língua Portuguesa. Nesses 20 anos como professora atuou em diversas escolas de Blumenau, Gaspar e Indaial.

Com esse tempo de experiência na área da educação, Vanezia  acredita que ainda há muito o que se fazer para melhorar a qualidade de ensino, proporcionar novas oportunidades aos professores e ampliar o atendimento às famílias visando um melhor aproveitamento escolar dos seus filhos.  

Sonha em ver as pessoas batalhando por mudanças, e isso inclui a escolha de representantes políticos sérios. É apaixonada pela educação e entende que tem muito a contribuir. 

Sua mensagem de apoio e incentivo às mulheres é para que se unam e se fortaleçam para que possam alcançar seus projetos nas mais diversas áreas e segmentos da sociedade.

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários