Justificativa desta postagem:
Neste ano (2020), vários eventos, projetos e ações precisaram ser remanejados pela atual situação da “Pandemia do Coronavírus”, alguns deles como o Movimento “Maio Amarelo”, o “Fórum Municipal de Segurança” e o “Setembro Branco da Paz”.
Sendo assim o Portal de Notícias Correio Comunitário está publicando algumas retrospectivas, entre elas o Setembro Branco da Paz.
Para isto, publicaremos nesta matéria, um pouco do histórico do Setembro Branco da Paz, que no ano passado teve como participantes mais de 40 entidades/instituições, e mais de 50 ações realizadas.
O ano passado um dos destaques como ação, foi o Projeto “Promovendo a Paz nas Escolas”, realizado em 2019 pela SEMED – Secretaria Municipal de Educação.
Se não tivéssemos a Pandemia, certamente neste mês de julho, já iniciaria o planejamento das ações, e as escolas seriam o alvo à partir de agosto, para a realização de atividades na Promoção da Paz, com alunos que seriam instigados á realizarem ações, assim como participar de atividades que despertassem neles a prevenção às drogas e a violência e a propagação da paz.
Histórico do Setembro Branco – Mês da Paz
Surgiu de um espaço de discussão do II Fórum Municipal de Segurança Pública, idealizado pela A-Conseg Blu (Associação do Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau) e se tornou Lei Municipal de No. 8062, de 15.12.2014.
Justificativa
A Paz é um bem precioso, e precisamos lutar por ela, criando pontes entre pessoas, de crenças e culturas diferentes para fazer algo em prol de um mundo melhor e com a propagação da paz continuadamente.
Foi idealizado para trabalhar a prevenção às drogas e os mais diversos tipos de violência, através de realização de eventos, palestras, workshop, atos cívicos na praça, ações de cidadania, blitz educativas, painéis e rodas de conversa.
Em 2015 realizou-se a 1ª Edição do Setembro Branco – Mês da Paz, contou com 25 entidades parceiras e 42 ações/entidades foram realizadas.
Em 2019 aconteceu a 2ª Edição agregando o capital social positivo da nossa sociedade de Blumenau SC e contou com a participação de 49 entidades. Foram realizadas com sucesso 56 ações/eventos no mês de setembro, intitulado 1º Ciclo do Setembro Branco da Paz.
Neste ano, a SEMED – Secretaria Municipal de Educação, foi convidada a coordenar este projeto contando com sua representante, Salete Sbardelatti, funcionária da DIAF – Departamento Administrativo e Financeiro. O convite recaiu para a Sra Salete, uma vez que a mesma foi coordenadora do projeto em 2015.
Desta forma, através da SEMED a expressiva programação dos mais diversos tipos de ações foram impulsionadas. Os eventos titulares organizado pela coordenação, contou com a “Solenidade de Abertura” contando com a participação de autoridades e entidades parceiras, realizadas no dia 02.09, na CMV (Câmara Municipal de Vereadores); também o “Encontro de Integração das Entidades em Prol da Paz”, realizado no dia 29.09, no Parque Ramiro Ruedger, atendendo dois ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), sendo eles o ODS 16 (Paz e Segurança) e o ODS 17 (parcerias). Na ocasião deste evento, as instituições de segurança apresentaram os mais diversos tipos de atendimento à comunidade, como a Rede de Vizinho, a Rede Catarina de Proteção à Mulher e o Proerd. Também as entidades parceiras tiveram a oportunidade de interagir com a comunidade divulgando as suas atividades e Promovendo a Paz, através de abordagens e conversas com o público presente, e num clima descontraído com apresentação de músicas sobre o tema e mensagens sobre a PAZ. Já no dia 04.10, na Câmara de Vereadores, realizou-se a Solene de Integração e Diplomação das Entidades Parcerias do Setembro Branco da Paz, com abertura da exposição no Salão Nobre da Casa Legislativa. A exposição é uma “Mostra de fotos legendadas do Setembro Branco da Paz”, com as ações/ eventos realizados pelas entidades parcerias, que contou com a participação e apoio da Escola do Legislativo Fritz Mueller.
Além da coordenação do projeto e organização dos eventos titulares, a SEMED acompanhou, e ajudou na organização dos mais de 50 eventos realizados pelas entidades parceiras.
Ação especial da SEMED no “ Setembro Branco da Paz” foi com o Projeto “ Promovendo a Paz nas Escolas e na Comunidade”
A SEMED atendeu 8 escolas, sendo 5 municipais e 3 estaduais. A indicação das escolas foi através dos Consegs – Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau, idealizadores do projeto Setembro Branco – Mês da Paz, que no mês de setembro deste ano, foi realizado com alunos de 4º, 5º e 6º anos, palestra, painéis e roda de conversa, com a participação de várias personalidades representando as instituições de segurança e órgãos a fins, também vários setores públicos que trabalham o bem estar das pessoas e animais, em especial com a proteção infanto-juvenil, e políticas públicas, tiveram participação constante na programação sendo eles: Policia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Escola Pública de Trânsito, Conselho Tutelar e Conselhos Comunitários de Segurança. Esta ação teve a programação continuada no mês de outubro, com o 2º ciclo do “Setembro da Paz nas Escolas”. Os alunos tiveram informação e incentivo para trabalhar o tema “A PAZ”. Desta forma, foi realizado atividades nas escolas inscritas, com os alunos que participaram da 1ª fase. Eles elaboraram textos/depoimentos. Dos alunos participantes, foram escolhidos os 5 melhores depoimentos, cujo autores receberam capacitação em oratória e comunicação. Destes foi selecionado o melhor orador de cada escola, que representou o seu educandário na “ Solene de Premiação e Noite da Oratória”, realizado no dia 30 de outubro.19, na Câmara de Vereadores. O objetivo desta ação foi levar informação, trabalhar a prevenção dos diversos tipos de violência (violência doméstica, violência urbana e violência no trânsito), assim como despertar o interesse e a importância da “Promoção da PAZ”, assim como integrar as entidades parceiras na realização de atividades e incentivar os alunos a conversarem com seus familiares sobre o tema. E a capacitação em oratória ajudou os alunos a se comunicarem melhor e os oportunizou para novos desafios em qualquer setor, uma vez que, a comunicação é importante no dia a dia de todos, em especial na preparação para a vida profissional.
Escolas participantes:
EBM General Lúcio Esteves, EEB Victor Hering, Ceja – Centro de Educação de Jovens e Adultos, EBM Francisco Lanzer, EBM Lauro Mueller, EEB Celso Ramos, EBM Visconde Taunay e EEB Almirante Tamandaré.
Fonte: Salete Sbardelatti - Coordenadora do Setembro Branco da PAZ 2019
Gerente de Apoio Escolar da SEMED em 2019
Contato: 47 991078117 - salete.jornal@gmail.com
Sensação
Vento
Umidade