Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
ECONOMIA

Associativismo e empreendedorismo quais as suas vantagens

Por Mauto Tadeu de Aguiar

08/07/2020 10h30
Por: Redação
Fonte: Mauto Tadeu de Aguiar

Só quem tem uma empresa sabe como é desafiador administrar o próprio negócio. Isso falando em uma economia equilibrada com perspectivas de crescimento sócio econômico. Estamos dentro de um furacão violento nos dias de hoje. Não temos certeza de nada, porém não podemos ficar omissos, sem produzir nada, sem criar nada, sem inovar em nada. Nesse contexto temos o associativismo e o empreendedorismo. No empreendedorismo a máxima é a seguinte, “a união faz a força”, isso faz muito sentido.

E o associativismo é a essência disso. Trata de um modelo que incentiva a cooperação e a integração entre indivíduos, o associativismo visa proporcionar o crescimento dos envolvidos na rede. É um recurso de aproximação, e também serve de uma estratégia de expansão, permitindo que os seus participantes se desenvolvam mais do que os seus concorrentes no mercado. Ficou claro? Iremos explicar com mais detalhes.

Definição de Empreendedorismo: Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo usado no setor empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Decisão, criatividade, capacidade de organização e gerenciamento. O empreendedorismo é fundamental para a evolução de riquezas dentro de um país.

Parou para pensar nas características que tornam alguém empreendedor? Você se considera um empreendedor?

Podemos afirmar que o principal fator está na motivação e nos traços de personalidade mais marcante de uma pessoa.

Principais traços de cada tipo de empreendedor. Tente descobrir onde seu perfil se encaixa.

SOCIAL: Trata-se daquele empreendedor engajado com a mudança social, seus projetos giram em torno da construção e desenvolvimento do mundo ao seu redor.

O FRANQUEADO: Seu objetivo é investir em uma franquia, não tenha dúvidas, o franqueado é um empreendedor.

O INOVADOR: Em momentos de crise criam oportunidades iguais de renovação econômica, é aí que entra a criatividade e visão empreendedora.

O CORPORATIVO: É definido como intra-empreendedor, empreendedor corporativo é aquele funcionário que aplica as características empreendedoras no cargo em que trabalha.

O CARISMÁTICO: O carisma é algo atrelado a forma da pessoa de ser, de agir, de falar. Os carismáticos são ótimos companheiros, são influenciadores de pessoas com maneiras positivas e fazem com que os outros se sintam atraídos em escutar suas ideias e planos de empreendedorismo.

O VISIONÁRIO: A capacidade de prever a evolução de um mercado ou novos interesses do consumo, é uma habilidade para poucos. O empreendedor visionário é extremamente hábil nesse quesito.

Conseguiu identificar em quais tipos de empreendedor o seu perfil se encaixa? Independentemente do tipo de empreendedor que você é, o que importa é buscar a atividade onde você se sente completo.

Definição de Associativismo: Associativismo significa, tendência ou movimento dos trabalhadores de se congregarem em associações representativas (órgãos de classe, sindicatos etc.), para a defesa de seus interesses.

Associativismo é uma prática de fortalecimento, essa prática é antiga, e surgiu muito antes da criação do próprio termo. Trata-se de uma metodologia aplicada em empresas de qualquer segmento de atuação, desde que todos tenham algo em comum.

Exemplo clássico é a ProMei – Associação de Apoiadores dos Microempreendedores Individuais e Micros Empresas de Blumenau e Região. A ProMei reúne muitos empreendedores que tem empresas na região de Blumenau, facilitando a integração entre os empresários e permite que eles estejam ainda mais unidos nas ações de desenvolvimento pela entidade que representam e visa fortalecer os associados.

Os pequenos negócios são os maiores beneficiados, de modo geral, os Microempreendedores Individuais e as pequenas empresas tem dificuldades para enfrentar a concorrência de grandes corporações e órgãos públicos opressores. Neste cenário o associativismo funciona como um recurso para fortalecer em especial os pequenos e médios empreendedores. Tornando mais competitivos e agregando qualidade aos produtos e serviços que oferecem para o mercado.

O que os associados podem realizar em conjunto? O associativismo nada mais é do que um modelo de colaboração entre empresas que tem interesses em comum. Os benefícios desta união são diversos, vantagens econômicas, conquistas relacionadas, representatividade, defesa mútua de interesses, são apenas alguns exemplos.

Algumas vantagens que o associativismo pode oferecer ao empresário: Vejamos.

5 benefícios do associativismo para o empreendedor:

1. Troca de experiências.

2. Conhecimento Aprimorado.

3. Redução de Custos.

4. Autoridade para a marca.

5. Maior competividade.

Agora que você tem conhecimento sobre Associativismo e Empreendedorismo e como eles funcionam, que tal se unir a comunidade de empreendedores da PROMEI – e ter acesso a todos os benefícios que a instituição oferece. Entre em contato, nosso WhatsApp (47) 9.9923-8824, nosso email: promei.contato@gmal.com ou visite nossa sede a Rua 2 de Setembro, 2588 – Bairro Itoupava Norte – Blumenau. FAÇA PARTE!

Mauto Tadeu de Aguiar

Presidente da PROMEI

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários