Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.
Excepcional dia! Uma pergunta: Você tem dormido bem?
Nas minhas consultas eu sempre avalio todo o cotidiano do paciente, sua rotina, seus hábitos até chegar na hora de dormir. Como estamos nesse processo de eu escrever aqui e você ler aí, eu te faço essa pergunta:Como é o seu sono?
Estudos comprovam que o estresse diário vem tirando o sono da maior parte da população mundial. Mas também vale salientar que o envelhecimento está associado a várias alterações bem descritas nos padrões de sono. Há um avanço de fase no ciclo circadiano normal do sono: as pessoas mais velhas tendem a dormir mais cedo à noite, mas também a acordar mais cedo. Elas também podem acordar com mais frequência durante a noite e experimentar um sono fragmentado. A prevalência de muitos distúrbios do sono aumenta com a idade. O que acontece nesses casos é estar sugestionável a tomar algum tipo de medicamento que induza ao sono.
Muitos desses sedativos hipnóticos podem levar a desenvolver dependência rapidamente, em alguns dias ou semanas, fazendo o efeito rebote; que é tendo a recorrência dos mesmos sintomas. Não estou falando aqui para você tomar ou não medicamento para insônia, somente estou te falando o que pode ocasionar se você iniciar o uso deste. Se for tomar essa decisão, procure sempre a orientação médica.
Mas como estamos sempre buscando alternativas mais integrativas, saudáveis e que promovam saúde 100%, trago boas novas. Vamos iniciar uma busca por um sono reparador, o sono R.E.M (é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos, pois durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente devido ação do tálamo e a atividade cerebral é similar ao estado de acordado), aquele que carrega as energias e deixa você disposto para iniciar o dia.
Vou te passar uma dica quentinha, saborosa e aromatizante para a estação que estamos vivendo. Saiba que existem muitos chás que auxiliam a indução do sono, o relaxamento noturno que precisamos!
Aqueles chás deliciosos... para ter esse auxílio a um sono reparador , indico Melissa, Passiflora, Mulungu, Camomila,Erva Doce, que tratam em específico da ansiedade, nervosismo, sintomas de depressão, palpitações, dores de cabeça, aliviam o estresse, acalmam o corpo e a mente antes de dormir. Você pode optar por um desses e fazer uso da melhor maneira. O chá deve ser feito em infusão. Ferva 200 ml de água, quando estiver "chiando", você coloca com 1 colher de chá dentro de uma xícara grande e tampe por 10 a 15 minutos. Tome morno e até as 19 horas da noite. Não precisa adição de açúcar. Essa dica é para você que entende que tudo é um ciclo.
O seu dia tem que ser único, viva como se fosse o último, tenha bom relacionamento com as pessoas, ame a sua família, agradeça a Deus ou a força que você acredita, seja generoso. "Seja" e não "tenha"... coloque você em primeiro plano e, para finalizar o seu dia, faça seu chá de amor próprio, seja ele camomila, erva doce, passiflora, melissa, mulungu... ingira com gratidão, tire esse momento para você!!! Vá para sua cama quentinha e esqueça das telas, tenhas pensamentos bons e adormeça com tranquilidade. O dia amanhece e é você que levanta para iniciar uma nova rotina. Se adapte ao novo. O chá é uma bebida milenar, a mais tradicional do mundo, tenha ele por hábito e viva melhor...
Te dedico esse “Chá”mego... Se cuide, Se ame!!!! Beijo da Nutri.
Redes Sociais:
Whats: (47) 997862121
Telegram: https://t.me/taianabrnutri
Instagram: taianabratfisch.nutri
E-mail: taianabr.nutri@gmail.com
Facebook: TaianaBratfischNutricionista
Sensação
Vento
Umidade