O Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul - 54 GECS -, com sede em Blumenau, foi criado em 29 de novembro de 1980. É o segundo grupo mais antigo em atividade da cidade. Em 2020, portanto, completa 40 anos de existência.
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos ou econômicos, de caráter eminentemente educacional, cultural, assistencial, beneficente e filantrópico. Tem a missão de promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, por meio da prática da educação não formal sob a forma do Escotismo.
Por ali já passaram centenas de jovens que hoje são exemplos de liderança na sociedade, sejam como professores, advogados, servidores públicos ou empresários bem-sucedidos.
Durante o período que os jovens ficam no Grupo aprendem muito sobre cidadania, respeito, compaixão, liderança, lealdade, autonomia. Aprendem também a dividir, compartilhar, ter amor ao próximo, respeito aos animais e cuidado com a natureza.
Podem participar dos escoteiros crianças e adolescentes entre 6 anos e meio até 21 anos. Há espaços e atividades específicas para cada idade, por isso, os jovens são divididos em quatro ramos, por faixa etária: lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro. Todas as ações desenvolvidas pelos jovens são acompanhadas pela chefia que se qualifica constantemente para dar atenção e orientação necessária.
Lobinho: primeira etapa de inserção da criança no Movimento Escoteiro. Vai dos 6 anos e meio aos 10 anos. Nessa fase, tudo é transmitido por meio de brincadeiras. A criança começa a aprender sobre trabalho em equipe e a descobrir quais são seus interesses no universo escoteiro, tudo sob a supervisão de adultos.
Escoteiro ou Tropa: Vai dos 10 aos 15 anos. É o momento de maior independência. São as crianças que montam as barracas e cuidam da alimentação.
Sênior: Vai dos 15 aos 17 anos. Nessa idade, o jovem é movido a desafios, por isso as atividades são mais complexas e os acampamentos, mais “radicais”, como rapel.
Pioneiro: Vai dos 18 aos 21 anos. O escoteiro exercita cada vez mais seu papel de cidadão participado ativamente das ações.
No Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul há constante preocupação para qualificação dos adultos que atuam na chefia a fim de garantir o maior aprendizado aos jovens.
A dedicação de toda a equipe rendeu ao Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul o certificado de Grupo Padrão na categoria Ouro, pelo terceiro ano consecutivo: 2017, 2018 e 2019. É a mais alta certificação conferida anualmente pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB). E tudo graças ao envolvimento de todos, jovens, pais e voluntários!
Outra conquista importante é o Prêmio Gralha Azul, um reconhecimento dos Escoteiros de Santa Catarina aos grupos que servem como exemplo de gestão administrativa e aplicação do Programa Educativo. Atualmente existem 139 grupos escoteiros em Santa Catarina e 19 foram agraciados com este prêmio.
Os jovens do Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul têm encontros semanais aos sábados à tarde, na sede do Grupo, na Rua Bahia. Agora, em função da pandemia do coronavírus, as atividades presenciais estão suspensas. Porém, todos se encontram virtualmente, em encontros on-line. E as atividades são feitas da mesma forma, porque o conhecimento e a troca de experiências não podem parar!
No início na pandemia, outra ação movimento o Grupo. Várias seções, dos lobinhos aos pioneiros, todos fizeram ações de arrecadação de alimentos para ajudar em campanhas em favor das pessoas vulneráveis da nossa comunidade.
Além disso, o Grupo participa de ações sociais e comunitárias. Em novembro do ano passado, por exemplo, o 54 GECS foi o responsável pela entrega de medalhas na cerimônia dos Jogos Escolares da Juventude, junto ao Comitê Olímpico do Brasil, que ocorreu no Parque Vila Germânica, em Blumenau.
Nestes 40 anos, temos muitas experiências divididas e queremos estar cada vez mais perto da nossa comunidade!
Sempre alerta para servir!
Fale conosco!
Site: https://www.cruzeirodosul.org.br/
Facebook: @Grupo Escoteiro Cruzeiro Do Sul
Insta: @54GECS
Sensação
Vento
Umidade