A Direção e alunos da Escola de Educação Básica Victor Hering, situada na Rua Antônio Cândido de Figueiredo, na Vila Nova – em Blumenau, sob a direção do Professor Marco Antônio Alves, mesmo em meio da pandemia, não deixam passar em branco uma data tão especial para a escola. Hoje, dia 18 de junho é o dia que marca a fundação do educandário que conta com a comemoração dos seus 55 anos com muitas manifestações de carinho e trabalhos realizados pelos alunos.
Mais ainda especial a história da EEB Victor Hering, são para os alunos que lá estudam e que mostram o quão especial é o trabalho realizado pelo corpo docente, sem contar com os que já fizeram parte, hoje na qualidade de ex alunos, e que tem em suas memórias saudosas lembranças.
O corpo docente e de funcionários que lá hoje desempenham com maestria as suas atribuições funcionais, com profissionalismo e dedicação, contribuem na construção de uma instituição educacional forte, boa referência para toda comunidade blumenauense, E aos que passaram pela escola deixando sua marca e que ajudaram a construir a bonita história na formação de ótimos cidadãos.
No dia 18 de Julho de 1965, foi inaugurado oficialmente o Grupo Escolar Victor Hering, na então presença do governador Celso Ramos.
Em 05 de Abril de 1972, passou a chamar-se Escola Básica Victor Hering.
O símbolo da escola, com o slogan “Crescer Construindo”, foi criado em 1974 pelos alunos da 8ª série com a colaboração da artista plástica Elke Hering, filha de Max Victor Hering o patrono desta Unidade Escolar.
Em 28 de Março de 2000, a escola passou a chamar-se: Escola de Educação Básica Victor Hering.
Atualmente, a escola atende 540 alunos envolvendo alunos de 1º ao 5ºano e alunos de 6º ao 9º anos do ensino fundamental de 9 anos. A idade média dos estudantes é de 6 a 15 anos. A escola atende também pessoas com deficiência. A maioria dos estudantes moram com os pais ou responsáveis, vivem na zona urbana na grande maioria oriundos do próprio bairro. Ultimamente a escola recebe muitos alunos vindos do Paraná, Nordeste e de São Paulo.
Os pais são a maioria alfabetizados, muitos com ensino fundamental completo/incompleto ou ensino médio. A minoria apresenta conclusão de curso em graduação e especialização. Eles exercem diversas profissões: autônomos, do lar, funcionários públicos, contadores, operários, professores, advogados, e até mesmo desempregados. O poder aquisitivo das famílias é de baixo a médio.
A heterogeneidade étnica - econômica – sociocultural dos nossos alunos realça o trabalho educativo, rico em experiências, importante para o desenvolvimento da aprendizagem, tendo como foco um conviver social harmonioso.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Educação Básica Victor Hering é fruto do processo de Planejamento da Comunidade Escolar, que iniciou em 1998, e é readaptado conforme as necessidades.
O Plano Político Pedagógico não é um simples recurso metodológico, mas um processo para organizar a própria ação pedagógica. Não está acabado, pois assim como o mundo, a sociedade sofre constantes transformações, é um documento flexível a mudanças. O ato de planejar as políticas educacionais, deve estar em constante processo de transformação e inovação.
O propósito é que o Projeto Político Pedagógico auxilie no desenvolvimento do trabalho escolar e que as ações sejam praticadas para garantir assim, o acesso e a permanência do aluno, oferecendo uma educação de qualidade, como por exemplo: programas como PENOA, PNAIC e viabilizando cada vez mais atividades extra-curriculares em parceria com a Fundação de Esportes, comunidade e o próprio Estado, mantendo os alunos cada vez maior dentro do espaço escolar.
O processo educacional retoma e avalia as atividades. Vale ressaltar que, o mais importante não seja a quantidade, mas a consciência da busca da aprendizagem continua e da vontade de querer uma Escola Pública de Qualidade, onde todos sejam competentes e comprometidos com a construção da cidadania.
Portanto o Projeto Político Pedagógico é resultado de decisões democráticas e alicerçadas sobre ideias concebidas coletivamente. Foi elaborado pautado num compromisso sobre valores, princípios, visão de realidade, buscando garantir a todos um ensino igualitário, inclusivo, ligando o conhecimento empírico ao cientifico, propiciando a formação de pessoas conscientes, humanizadas, ecologicamente responsáveis, oportunizando uma reflexão e uma transformação no mundo onde estão inseridos.
Com relação aos últimos cinco anos, a média de Reprovação fica em torno de 8%,e com relação à Evasão não existe, e Distorção Série / Idade ainda existe.
No IDEB do ano de 2007, a EEB Victor Hering, obteve o 1º lugar nas séries finais (8ª série), entre as Escolas Públicas de Blumenau. Em 2009, não foi atingido o resultado estabelecido pelo mesmo, ficando com a média de 2007. Em 2013, séries finais obtiveram o 9º lugar( 4,1) no IDEB, as séries finais obtiveram o 4º lugar(6,5).
O texto acima apresentado é um resumo das atividades e projetos realizados pelo educandário e, mostra a comunidade o leque de ações que compõem as atividades institucionais e pedagógicas que tanto contribuem para a formação dos seus alunos.
E para registrar a passagem dos 55 anos da escola, abaixo segue a criação de frases, desenhos, imagens e mensagens, que estão postadas valorizando então a todos os que se manifestaram, em especial os alunos que respaldados pelos pais, professores e a direção da escola, deixam suas mensagens de gratidão, amizade e companheirismo.
Sensação
Vento
Umidade