As abelhas vivem em uma sociedade complexa, dividem todas as funções, algumas ficam na colmeia para cuidar da mesma e das abelhas mais novas, enquanto outras saem em busca de flores, estas últimas são chamadas abelhas campeiras e são atraídas pelo néctar. O mel é um liquido açucarado produzido pelas flores que contem água e sacarose.
As abelhas sugam o néctar das flores com sua língua que são parecidas com um canudo longo e oco denominado probóscide. Elas guardam esse néctar em uma bolsa localizada na garganta, podem visitar até cem flores para encher esta bolsa. Depois voltam à colmeia e entregam este néctar para as abelhas engenheiras que tem o trabalho de convertê-lo em mel.
As abelhas engenheiras sugam o néctar e manipulam-no com suas bocas misturando-o com enzimas que convertem a sacarose em outros açucares como a glicose e frutose, estas enzimas também fazem o néctar ficar mais ácido evitando que estraguem. Então essas abelhas depositam-no em cada favo e, em seguida abanam suas asas para evaporar a água, fazendo com que a mistura fique bem concentrada.
O néctar contem quase 80% de água, enquanto o mel 18%. Como o mel tem pouca água, bactérias não conseguem se proliferar evitando assim a fermentação.
O mel é um alimento muito completo, possuem açúcares, carboidratos, glicose, frutose, minerais, proteínas, potássio, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, entre outros. Como é naturalmente doce, pode ser um adoçante natural.
O mel pode trazer vários benefícios à saúde, por exemplo:
Flor de eucalipto: É um mel mais escuro, com gosto mais forte, ótimo para ajudar nos resfriados, bronquites, irritação da garganta, sinusite e tosses. É fonte de energia muito importante.
Flor do campo (ou mel silvestre): Sua cor e gosto podem variar dependendo da diversidade das plantas que o originaram; pode ser escuro ou até mais claro que o mel da laranjeira. É um ótimo adoçante geral.
Flor da laranjeira: Em geral é mais claro e perfumado, ótimo para insônia, para adoçar chás, excelente para o aparelho digestivo. Os médicos em geral o recomendam graças às suas propriedades que agem sobre a flora intestinal.
Atenção: todo mel puro cristaliza
Camila Correia
O mel é um fluido viscoso colorido, de cor amarela a âmbar, produzido por abelhas. Outros insetos também podem produzir a substância, mas o feito pelas abelhas é o que a maioria das pessoas conhece, já que tem sido consumido durante séculos como adoçante. Como alternativa ao açúcar, o mel é um alimento doce, denso e saboroso que pode variar amplamente em sabor e cor, dependendo do que as abelhas estão comendo. A maioria dos mercearias a vende, já que é uma comida muito popular em todo o mundo.
Para colher mel, os seres humanos instalam apiários, instalações especificamente projetadas para abelhas residenciais. O apicultor fornece uma estrutura sólida para que as abelhas se usem como uma colmeia, e uma variedade de flores pode ser plantada na região para apimentar o mel e incentivar as abelhas a permanecerem. Uma colônia de abelhas inclui uma única rainha, uma variedade de drones e um grande número de abelhas operárias. A estrutura social de uma colmeia é realmente bastante complexa, e os naturalistas dedicaram extenso estudo à vida das abelhas e as formas em que se comunicam.
Sensação
Vento
Umidade