Luiz Cé B1
Inove Creative 970 x 90
MAIO

Datas comemorativas do mês de maio

Mês do Lançamento do Portal de Notícias Correio Comunitário

11/05/2020 08h25
Por: Redação
Fonte: https://www.todamateria.com.br/datas-comemorativas-maio/
Uma das datas mais comemoradas em Maio, Dia das Mães (Foto:Tim Kraaijvanger por Pixabay)
Uma das datas mais comemoradas em Maio, Dia das Mães (Foto:Tim Kraaijvanger por Pixabay)

Tendo em vista o mês de Maio reportar a várias comemorações especiais, entre elas: o Dia do Trabalhador, o Dia das Mães, O Dia do Líder Comunitário, Dia da Fraternidade, Dia do Assistente Social e o Dia da família. Datas estas que o Correio Comunitário tem valorizado muito e destacado através de textos e fotos de ações, pessoas e atividades comunitárias. Estamos destacando neste portal, assim como fizemos nas últimas edições do Correio Comunitário impresso. Publicamos neste texto as datas especiais do mês de maio, por ser o mês do Lançamento do Portal do Correio Comunitário. Momento ímpar onde é um novo desafio, mas procuramos a inovação alçando assim novos voos, um deles através deste portal. O conteúdo abaixo com as datas que devem ser lembradas, pois sabemos que no nosso meio sempre teremos alguém para ser lembrado de acordo com suas atividades profissionais ou comunitárias, ou mesmo por datas festivas que agregam pessoas, em especial a família.

O conteúdo abaixo foi tirado da publicação  do site https://www.todamateria.com.br/datas-comemorativas-maio/ publicado pela Senhora Márcia Fernandes, professora licenciada em letras.

Muitas datas são comemoradas em maio, e constam nesta publicação. Solicitamos que verifiquem, pois nenhuma delas é menos importante das que citamos no início deste texto.

Sabemos que em meio da atual grave situação de saúde pública, que é a pandemia do Novo Coronavirus (Convid 19), ter um atrativo para que as pessoas possam não só falar sobre os atuais problemas, mais sim ampliar suas visões e informações acerca de várias notícias, muitas orientativas, outras informativas e culturais.

A equipe que compõe o colegiado do jornal Correio Comunitário, pensou em fazer o Lançamento deste portal nesta época visando a boa informação. Assim poderemos contribuir para que os leitores, a comunidade em geral possa ter mais um atrativo com os quadros e editoriais especiais com fotos de eventos, ações sociais, grupos organizados e a valorização da mulher e da família.

Desejamos a todos boa leitura, que acessem os mais diversos editoriais que constam no menu deste portal e procurem se identificar com as matérias e profissionais que deixam suas mensagens com carinho contribuindo assim para melhores momentos em seu dia a dia.

Datas comemorativas de maio

O mês de maio traz muitas celebrações importantes, que chamam as pessoas a refletir sobre diversos temas.  Confira quais são as datas mais comemoradas em maio, cujo mês tem um feriado, dia 1 de maio - Dia de trabalho: 

·  1.º de maio: Dia do trabalho (Feriado nacional)

·  13 de maio: Abolição da escravatura

·  Dia das mães (2º domingo de maio)

1º de maio - Dia do trabalho (Feriado nacional)

O Dia do trabalho, ou Dia do trabalhador, é o único feriado do mês de maio. A data recorda a luta dos trabalhadores, que tem início em 1886 em Chicago, pela redução da jornada de trabalho (de 13 para 8 horas diárias). Em 1919, a França foi o primeiro país a proclamar 1 de maio como feriado dedicado aos trabalhadores, sendo seguido por outros países. No Brasil, a data foi reconhecida em 1925.

Dia das mães (2º domingo de maio)

A comemoração do Dia das mães tem origem na Grécia Antiga, quando era celebrada uma festa em honra à Reia, a Mãe dos deuses. No Brasil, a primeira celebração das mães decorreu no dia 12 de maio de 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. A sua oficialização, no entanto, data de 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas.

Dia da literatura brasileira (1º  de maio)

O Dia da literatura brasileira, 1 de maio, tem como objetivo homenagear grandes nomes da nossa literatura. Por isso, foi escolhido o dia do nascimento de José de Alencar. José de Alencar (1829-1877) foi um romancista indianista louvável. Dentre as suas obras destacam-se: O Guarani, Iracema e Ubirajara.

Dia internacional da liberdade de imprensa (3 de maio)

O Dia internacional da liberdade de imprensa, 3 de maio, celebra a liberdade dos profissionais em divulgar notícias sem censura. A data foi criada pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, conforme Decisão A/DEC/48/432 de 1993. O seu intuito é conscientizar as pessoas sobre a existência de crimes contra jornalistas no âmbito do seu trabalho.

Dia do pau-brasil (3 de maio)

O Dia do pau-brasil, 3 de maio, é uma homenagem à árvore oficial nacional que deu origem ao nome do nosso país. Mas a data não consiste apenas numa homenagem e, sim, propõe um dia de conscientização acerca da sua proteção, já que o pau-brasil encontra-se ameaçado de extinção.

Dia do parlamento (3 de maio)

Instituído pela Lei nº 6.230, de 27 de julho de 1975, o Dia do parlamento, 3 de maio, recorda a data em que a primeira Assembleia Constituinte foi instalada em 1823, no Rio de Janeiro. A data recorda também a criação do Poder Legislativo no Brasil, que os historiadores entendem que teve início com a Assembleia 3 de maio de 1823.

Dia da língua portuguesa (5 de maio)

O Dia da língua portuguesa, 5 de maio, é comemorado por toda a comunidade que tem o português como língua materna.BA iniciativa da sua comemoração é da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual faz parte: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Dia nacional do líder comunitário (5 de maio)

O Dia nacional do líder comunitário, 5 de maio, foi instituído pela Lei nº 11.287, de 27 de março de 2006. A data visa homenagear essas pessoas que têm o papel de zelar pelos interesses de uma comunidade.

Dia nacional das comunicações (5 de maio)

De forma a valorizar os meio de comunicação, surge o Dia nacional das comunicações, 5 de maio, data que também é conhecida como o Dia de Rondon, ou Dia do Marechal Rondon.NMarechal Rondon (1865-1958) nasceu no dia 5 de maio. Militar e um grande sertanista, Rondo fez parte da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas no Brasil.

Dia nacional do expedicionário (5 de maio)

O Dia nacional do expedicionário, 5 de maio, presta homenagem aos expedicionários, combatentes da extinta Força Expedicionária Brasileira (FEB). Essa comemoração, além de ser uma forma de valorizar o patriotismo, recorda a participação do nosso país na Segunda Guerra Mundial.

Dia mundial de higienização das mãos (5 de maio)

A criação do Dia mundial de higienização das mãos, 5 de maio, é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data tem como objetivo recordar as pessoas da importância que algo simples como a lavagem das mãos é fundamental na redução de infecções.

Dia nacional sobre o uso racional de medicamentos (5 de maio)

O Dia nacional sobre o uso racional de medicamentos, 5 de maio, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos da automedicação, que pode levar à morte. A data teve origem na campanha do URM - Uso Racional de Medicamentos, idealizada pelo movimento estudantil de farmácia.

Dia da matemática (6 de maio)

No Dia da matemática, 6 de maio, o objetivo é homenagear os profissionais que se dedicam a essa área do conhecimento. A data, instituída pela Lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, corresponde ao dia do nascimento de Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), professor, matemático e escritor brasileiro que usava o pseudônimo Malba Tahan.

Dia nacional do turismo (8 de maio)

O Dia nacional do turismo, 8 de maio, foi instituído pela Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012. A data recorda o dia 8 de maio de 1916, quando o Estado do Paraná solicitou a desapropriação das terras nas proximidades das Cataratas do Iguaçu. Esse ato tinha o intuito de criar o Parque Nacional do Iguaçu, o qual se tornou Patrimônio Natural da Humanidade.

Dia do artista plástico (8 de maio)

A celebração do Dia do artista plástico, 8 de maio, é uma homenagem a todos os artistas brasileiros, em especial o pintor Almeida Júnior, que nasceu no dia 8 de maio de 1850. José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899) foi um dos artistas plásticos brasileiros mais importantes do século XIX.

Dia internacional da Cruz Vermelha (8 de maio)

O Dia internacional da Cruz Vermelha, 8 de maio, homenageia o fundador da organização que trabalha na assistência humanitária, Henry Dunant, nascido em 8 de maio de 1828. Fundada em 1863, a Cruz Vermelha tem sede em Genebra, Suíça, e conta com a colaboração de 16 mil pessoas em 80 países do mundo.

Dia da vitória (8 de maio)

O Dia da Europa, 8 de maio, comemora o fim da Segunda Gerra Mundial. O maior conflito da história acabou com a rendição alemã no dia 8 de maio de 1945. Além de recordar esse importante capítulo da história, a data presta homenagem a todos os combatentes da Segunda Guerra.

Dia da cavalaria (10 de maio)

A celebração do Dia da cavalaria, 10 de maio, reconhece a importância da Cavalaria brasileira e presta homenagem aos seus militares. A origem da data traduz a homenagem ao Marechal Manuel Luís Osório, Patrono da Cavalaria no Brasil, que ficou conhecido como “O Legendário”.

Abolição da escravatura (13 de maio)

O Dia da abolição da escravatura celebra a data, em 1888, em que a Lei Áurea foi assinada no Brasil pela Princesa Isabel (1846-1921), filha de D. Pedro II. A comemoração tem como intuito conscientizar as pessoas acerca da escravidão, sua criminalização e preconceito racial.

Dia da fraternidade (13 de maio)

O Dia da fraternidade, 13 de maio, celebra valores que caracterizam a boa relação entre os homens. A fraternidade preconiza a igualdade entre todos, independentemente da classe econômica, orientação sexual, raça e religião. A data foi criada em 1961 por iniciativa de três padres no contexto da Campanha da Fraternidade.

Dia do assistente social (15 de maio)

O Dia do assistente social, 15 de maio, tem como intuito valorizar e homenagear os profissionais que trabalham pela melhoria das condições de vida das pessoas. A origem da comemoração tem como base a data do Decreto do Conselho de Ministros n.º 994, de 15 de maio de 1962, o qual regulamenta a Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, que trata da profissão de Assistente Social.

Dia internacional da família (15 de maio)

A importante instituição da família é celebrada no Dia internacional da família, em 15 de maio, como forma de valorizar o contexto familiar na formação das pessoas. A instituição da comemoração data de 1993, por iniciativa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Dia nacional do controle das infecções hospitalares (15 de maio)

O Dia nacional do controle das infecções hospitalares, 15 de maio, tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre o número de pessoas infectadas anualmente no Brasil e o que pode ser feito para sua prevenção.

Dia nacional do controle das infecções hospitalares, (15 de maio)

O Dia nacional do controle das infecções hospitalares, 15 de maio, tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre o número de pessoas infectadas anualmente no Brasil e o que pode ser feito para sua prevenção. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde, em 2008. A medida preventiva aconselhada como mais eficaz é o simples cuidado com a correta higienização das mãos.

Dia mundial das telecomunicações/ sociedade da informação (17 de maio)

O Dia mundial das telecomunicações e da sociedade da informação, 17 de maio, foi comemorado pela primeira vez em 2006. Foi a partir desse ano que o Dia mundial da sociedade da informação se uniu ao já existente Dia das telecomunicações. A origem da data do Dia das telecomunicações esta relacionado com o dia da fundação da União Internacional de Telecomunicações, que aconteceu no dia 17 de maio de 1865.

Dia internacional contra a homofobia (17 de maio)

O objetivo do Dia internacional contra a homofobia, 17 de maio, é conscientizar as pessoas acerca da importância do respeito aos homossexuais, transexuais e transgêneros. A data escolhida para essa celebração comemora a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), em 17 de maio de 1990.

Dia internacional dos museus (18 de maio)

A importância dos museus e a necessidade de visitá-los é o objetivo da criação do Dia internacional dos museus, 18 de maio. A data foi criada em 1977 pela ICOM - Conselho Internacional de Museus, que faz parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Dia nacional combate ao abuso e à exploração sexual infantil (18 de maio)

De forma a conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema, foi criado o Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, 18 de maio. A data foi instituída através da Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, mas a escolha do dia faz referência ao “Caso Araceli”, uma menina de 8 anos que foi violada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Dia do defensor público (19 de maio)

A criação do Dia do defensor público, 19 de maio, é uma forma de valorizar o trabalho dos profissionais que se dedicam a garantir o direito das pessoas que não têm condições de ter um advogado. A data foi instituída pelo Decreto de lei nº 10.448, de 9 de maio de 2002, como o Dia nacional da Defensoria pública.

Dia nacional de doação de leite humano (19 de maio)

O Dia nacional de doação de leite humano, 19 de maio, visa conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de uma bebida valiosa, o leite materno. A data foi instituída pela Lei nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015.

Dia nacional do pedagogo (20 de maio)

Instituído pela Instituída pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, o Dia nacional do pedagogo, em 20 de maio, é uma homenagem

Dia nacional do pedagogo (20 de maio)

Instituído pela Instituída pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, o Dia nacional do pedagogo, em 20 de maio, é uma homenagem aos especialistas em educação. Além da demonstrar apreço pela dedicação desse profissional, a data também visa dar a conhecer qual o trabalho de um pedagogo.

Dia nacional do medicamento genérico (20 de maio)

O Dia nacional do medicamento genérico, 20 de maio, é uma importante forma de conscientizar as pessoas acerca da sua existência e significado. Com o mesmo princípio ativo, os medicamentos genéricos são mais acessíveis à população graças ao fato de não terem custos de pesquisas associados. A sua comercialização foi autorizada em 1999, de acordo com a Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro.

Dia da língua nacional (21 de maio)

Esse é o dia de cada um homenagear a língua do seu país. No Brasil, o Dia da língua nacional, 21 de maio, relembra a importância da língua portuguesa, que dentre mais de 6 mil línguas existentes, está entre as 10 mais faladas no mundo. Além dessa data, ainda há o Dia nacional da língua portuguesa, que é comemorado no dia 5 de novembro

Dia mundial diversidade cultural p/ diálogo e o desenvolvimento ( 21 de maio)

A data foi incluída no calendário da ONU - Organização das Nações Unidas, para ser comemorada no dia 21 de maio. O objetivo da comemoração é incentivar as pessoas à valorização da diversidade cultural para que a mesma seja respeita por todos.

Dia internacional da biodiversidade (22 de maio)

Criada pela ONU em 1992, a data pretende conscientizar as pessoas sobre a necessidade de proteger a biodiversidade. O Dia internacional da biodiversidade é comemorado no dia 22 de maio recordando a data da aprovação da Convenção da Diversidade Biológica, ou Tratado de Biodiversidade.

Dia da juventude constitucionalista (23 de maio)

Comemorado em 23 de maio, o Dia da juventude constitucionalista recorda a data da morte de quatro estudantes que se tornaram símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, M.M.D.C. (de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). A data é uma homenagem não só aos jovens estudantes, mas a todos os soldados constitucionalistas que lutaram pela democracia brasileira.

Dia da infantaria (24 de maio)

O Dia da infantaria, 24 de maio, presta homenagem a todos os militares de Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. A data foi escolhida em virtude de Antônio de Sampaio (1810-1866), Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, ter nascido no dia 24 de maio de 1810.

Dia nacional do café (24 de maio)

O Dia nacional do café, 24 de maio, surgiu em 2005 por sugestão da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café. A data tem como objetivo recordar a importância história marcante do café no Brasil, que é o seu maior produtor a nível mundial.

Dia da indústria (25 de maio)

Como forma de reconhecer a importância das indústrias, o dia 25 de maio é dedicado a elas. A data foi escolhida para homenagear Roberto Simonsen (1889-1948), a quem foi atribuído o título de Patrono da Indústria Nacional.

Dia nacional da adoção (25 de maio)

Instituído pela Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002, o Dia nacional da adoção, em 25 de maio, contribui com a prestação de informação às pessoas acercas dos processos de adoção no Brasil. Além de sensível, a adoção no Brasil é um tema desafiador, daí a importância de ter uma data dedicada a ela. A sugestão surgiu no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção realizado em 1996.

Dia internacional das crianças desaparecidas (25 de maio)

O Dia internacional das crianças desaparecidas, 25 de maio, serve de alerta às pessoas, para que tenham consciência do número de desaparecimentos e de suas circunstâncias. A data, oficializada pelo então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, surge em homenagem a Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu do país americano no dia 25 de maio de 1979.

Dia nacional da Mata Atlântica (27 de maio)

O Dia nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, é uma data que chama as pessoas a refletirem sobre a importância de proteger a Mata Atlântica, um gigantesco bioma brasileiro, que está bastante ameaçado. A comemoração foi instituída pelo Decreto de 21 de setembro de 1999 e recorda a Carta de São Vicente, escrita pelo Padre José de Anchieta. Nela se encontra uma descrição detalhada da Mata Atlântida.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários