Luiz Cé B1
Inove Creative 970 x 90
OPINIÃO

Esse tal de Mundo Moderno

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

08/05/2020 13h50Atualizado há 4 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Dra. Taiana Bratfisch, Nutricionista
Dra. Taiana Bratfisch, Nutricionista

Excepcional dia!  A cada edição um novo assunto será abordado e que será grande valia para todos. Quando analisamos o que a história nos mostra, percebemos como vivíamos e como estamos levando a vida hoje.  No período Paleolítico (pedra lascada), há mais de 2,5 milhões de anos, o homem utilizava ferramentas como pedra para ir à caça e buscar o que precisava para sua a subsistência. Com o passar do tempo, o homem conseguiu se estabelecer em regiões fixas, e o acesso a comida ficou mais fácil... isso gerou acomodação, surgindo então o chamado “ Sedentarismo”, pois todo o esforço físico que ele utilizava para ir em busca da sua alimentação tinha acabado.

E bem-vindo. Chegamos ao mundo moderno...

Após a Revolução Industrial, tudo isso piorou. Iniciou o processo de industrialização dos alimentos e uma grande variedade deles ficou disponível para a compra. Foi se perdendo os hábitos saudáveis, houve aí uma inversão de valores.

 Que prejuízo causamos a nós mesmo!!!

 Essa mudança nos trouxe grandes reflexos, as doenças causadas pela vida sedentária e o excesso de alimentos processados produzidos pela indústria sobrecarregou assim o nosso corpo, sobretudo nossos órgãos. Tudo aconteceu porque o mundo evoluiu, com seus prós e os contras, mas esse é o estilo de vida do ser humano atual.

Vamos traçar uma rota e tornar a vida mais leve. Um passo de cada vez, um dia após o outro e alcançaremos nosso objetivo! Os hábitos alimentares iniciam dentro de nós. Para se ter uma vida saudável não necessita exatamente de algum tipo de medicamento, necessita de uma decisão.

Segundo Hipócrates, pai da medicina, “ somos o que comemos”.  Sabiamente ele dizia: “faça do seu alimento o seu medicamento”. Nossos antepassados usavam hortaliças, legumes, frutas e plantas para tratar doenças.  Com o consumo diário desses alimentos, conseguimos um equilíbrio e um valor nutricional adequado e com isso melhorar nosso estado geral de saúde e até prevenir doenças.

Agora falo dos benefícios desses alimentos mais “in natura”. As hortaliças são fundamentais para uma alimentação diária balanceada, ocupando o segundo andar da pirâmide alimentar. Esses alimentos contêm fibras, minerais, antioxidantes e vitaminas.

Os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante antianêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro. Já as frutas apresentam boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. Muitas cascas são ricas em vitamina C, e a mastigação das frutas auxilia na prevenção de cáries, pois sua textura e composição ajudam na limpeza dental. São ricas em vitaminas, principalmente as do complexo B, que dão energia.

Ufa!!!! Cansamos só de ler... mas além de todas essas informações, inclua ainda no seu dia uma caminhada (adquira o hábito), beba água (no mínimo 2 litros por dia se for adulto) e lembre-se: “Desembale menos e descasque mais”. Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários