Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
Violência

Formas de violência

...

05/05/2020 12h45Atualizado há 5 anos
Por: Redação
(Foto: Ulrike Mai por Pixabay)
(Foto: Ulrike Mai por Pixabay)

1- Doméstica e familiar contra a mulher:  É qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, conforme definido no artigo 5oda Lei Maria da Penha, a Lei nº 11.340/2006.

2- Contra as pessoas idosas: A violência contra a pessoa idosa pode ser definida, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), como qualquer ato, ou ainda a ausência de uma ação, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa. Para ser considerada como violência contra o idoso o ato pode ser único ou repetitivo e deve acontecer em uma relação em que haja expectativa de confiança.  Tem sido classificada em diferentes tipos: violência física, violência psicológica, violência sexual violência econômica ou financeira, negligência, abandono – podendo estes surgir isoladamente ou combinados.

3- Tipos de violência infantil: é o uso da força física como meio de educar. Muitos pais ou responsáveis surram seus filhos porque entendem ser um bom “corretivo”.  E pode se apresentar de duas formas: 1) Violência doméstica  -  pode ser física, psicológica, sexual e manifestar-se por negligência, como: deixar a criança em casa sem vigilância, negligenciar cuidados médicos e alimentação adequada, exposição do menor a situações que gerem perigo à vida ou à saúde, utilização da criança para realização de trabalho. Violência extrafamiliar - aquela que acontece fora de casa e engloba as violências institucional, quando é praticada por alguém que tenha a guarda temporária da criança, como em uma escola, social, comum em países com grande desigualdade social, como o Brasil, e também algumas formas específicas, como bullying e cyberbullying, autoagressão (colocar-se em atividades de risco, formas de se autolesionar e suicídio).

4- Violência Escolar: Pode ser contra alunos (corpo discente) - É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. A violência representa agressão física, simbolizada pelo estupro, brigas em família e também a falta de respeito entre as pessoas.  Os casos de  violência contra professores (corpo docente) - quando dentro das escolas seguem e apontam para as consequências na saúde física e emocional de profissionais da Educação.

5- Violência no Trânsito: Acidentes no trânsito são a terceira causa de morte no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardíacas e câncer. Com base nas estatísticas, a Organização Mundial da Saúde iniciou, em 2011, a década das ações contra acidentes no trânsito.

6- Violência contra o Meio Ambiente (Fauna e Flora): 1) A violência ambiental nada mais é do que a poluição do meio ambiente, a exploração indiscriminada de recursos não renováveis, ou seja, o impacto da humanidade na natureza. Podemos citar como exemplo o desmatamento, despejo de resíduos sem tratamento, incluindo esgoto e lixo industrial depositados em rios, lagos e oceanos; a poluição do ar, causada pela queima de combustíveis fósseis, geração de energia e atividades fabris, a utilização de recursos não renováveis, como o petróleo e a extinção de espécies que constituem a fauna e a flora.  2)  Violência contra Animais -  Maus tratos aos animais é um tema muito sério e preocupante que afeta a sociedade e tem uma repercussão muito nociva para os grupos mais vulneráveis. Estudos e pesquisas mostram que existe uma estreita relação entre os maus tratos aos animais e os maus tratos a crianças, idosos, mulheres e outras formas de violência interpessoal. Intervenções preventivas que buscam conferir uma proteção especial às pessoas mais vulneráveis devem levar essa ligação em consideração e não podem deixar de lado os maus tratos aos animais, incluindo todas as manifestações de violência com animais que criam um clima social e cultural de tolerância  da violência. 

7- Violência comunitária: é entendida como a violência interpessoal na comunidade, não perpetrada por um membro da família, e que pretende causar dano. Pode ser um subproduto de diferentes circunstâncias, variando de um crime na vizinhança e violência até conflito civil contínuo ou guerra.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários