Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
CAMERA MUNICIPAL

Lei aprovada na Câmara de Blumenau institui política municipal para pessoas com fibromialgia

Matéria votada em plenário - 2025

28/01/2025 17h15
Por: Redação
Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

Já é lei em Blumenau a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia. Sancionada em agosto de 2024, a Lei Ordinária Nº 9574/2024 teve origem na Câmara de Vereadores através de um projeto de lei de autoria da vereadora Silmara Miguel (PSD).

 

A fibromialgia é uma doença causadora de dor difusa crônica, potencialmente incapacitante, que atinge cerca de 2,5% da população mundial. A nova lei visa fortalecer a atenção primaria à saúde, de modo a permitir o diagnóstico correto e o cuidado integral da pessoa com fibromialgia.

 

A vereadora autora explica que o projeto surgiu a partir de um pedido de representantes da Associação de Fibromialgia e Amigos de Blumenau (AFABLU), que compartilharam com ela os diversos desafios que eles possuem. “Eles nos colocaram a necessidade que havia de instaurar políticas públicas em Blumenau em prol da pessoa com fibromialgia por meio de lei e eu tive o privilégio de apresentar o projeto com esse objetivo”.

 

A parlamentar também assinala que terá uma reunião com o novo secretário municipal de Saúde para tratar da regulamentação dessa lei e possíveis avanços para atender a essas pessoas.

 

A presidente da AFABLU, Janaina do Amaral Batalha, salienta que a lei já em vigor “garante o comprometimento do munícipio com os pacientes que acessam as unidades de saúde buscando tratamento, e o reconhecimento que as limitações causadas por essa doença interferem diretamente na qualidade de vida dessas pessoas”.

 

O que diz a lei

 

De acordo com a lei, pessoa com fibromialgia é aquela que, avaliada por médico, preencha os critérios diagnósticos reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Reumatologia ou pelo Conselho Federal de Medicina.

 

A legislação prevê as diretrizes da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de Blumenau, como:

 

- o atendimento multidisciplinar;

- a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas com fibromialgia e o controle social da sua implantação, acompanhamento e avaliação;

- a disseminação de informações relativas a fibromialgia e suas implicações;

- o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento a pessoa com fibromialgia e a seus familiares;

- o estímulo à inserção da pessoa com fibromialgia no mercado de trabalho, entre outras.

A lei em vigor ainda aponta que o Poder Executivo poderá estabelecer parcerias com instituições públicas ou privadas para a realização de pesquisas e para a manutenção e funcionamento de centros de referência para o tratamento da fibromialgia. 

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Pixabay

https://camarablu.sc.gov.br/detalhe-noticia/14592/lei-aprovada-na-camara-de-blumenau-institui-politica-municipal-para-pessoas-com-fibromialgia/

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários