A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da empresa Oliver Arquitetura, iniciará no dia 24, as oficinas comunitárias do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. Ao todo serão 17 oficinas que vão atender todos os bairros de Blumenau.
Este é um instrumento de planejamento que prevê a definição das diretrizes, programas e metas que priorizem o acesso à moradia com infraestrutura e evite novos quadros de invasão, levando em conta os interesses sociais de cada região e respeitando as condições ambientais. O Plano vigente no município é de 2010, e buscando revisar e atualizar este documento, a Prefeitura contratou a empresa Oliver Arquitetura para executar este serviço com investimento de R$ 295 mil.
Para a revisão do plano a empresa realiza um diagnóstico da situação atual na área habitacional no município. A primeira etapa foi o diagnóstico técnico, em que a Oliver Arquitetura analisou os dados do município, como Defesa Civil, planos setoriais, saneamento, IGBE, base cartográfica, entre outros.
E a segunda fase do diagnóstico é feito com a comunidade, em que a empresa irá ouvir a população sobre o seu bairro. Serão abordados os desafios enfrentados no dia a dia, principalmente no âmbito urbanístico, mas também o que há de positivo no bairro. Eles irão fazer uma avaliação com a comunidade sobre o que mudou em relação ao plano anterior e a realidade atual.
Veja a programação da PMB
Sensação
Vento
Umidade