Iniciamos nossa leitura, afirmando para você que é de suma importância a presença digital do seu negócio, não tem como ser diferente. Você precisa criar visibilidade através da internet. Sabe o velho ditado: quem não é visto, não é lembrado?
Agora, como criar essa presença digital? Só criar minha conta na rede social, fazer alguns posts e apenas isso está valendo? Não, você precisa avaliar todos os canais de comunicação que existem na Internet e observar em quais o seu público também vai estar.
Explorar esses canais de modo constante, irá permitir que você alcance mais pessoas do que trabalhar especificamente com uma rede social. Você inclusive precisa ter ciência de que se essa rede deixar de existir, seu negócio, não terá nenhuma outra informação digital, caso tenha o foco somente em uma canal.
Acha pouco provável isso ocorrer? Você é do tempo do Messenger como conversa instantânea e do Orkut como rede social? Um deles foi adquirido e implementado ao Meta, mas o seu uso caiu significativamente para o que era utilizado há 15 anos atrás. E o Orkut, seus grupos de contatos e interações que você tinha lá, o que aconteceu?
Para ter presencia digital, você precisa avaliar sua rede social, desenvolver site, quem sabe criar blog para levar conteúdo informativo, ter um perfil de empresa no Google, utilizar outras plataformas de comunicação, novas redes sociais (se o seu público estiver lá), interação das conversas pelo WhatsApp, realização de mídia paga também.
Não existe um consenso apesar de muitas pesquisas realizadas pelo mundo, sobre qual a quantidade ideal e como e quando aparecer, de um modo geral. Você precisa criar uma rotina e buscar manutenção constante dela com informações, com conteúdo pertinente para seu público. Avaliar o que é interessante para o seu negócio e que você pode dar continuidade, avaliando os resultados e dedicando para aqueles que são mais atrativos em converter clientes.
Dando continuidade a este assunto, quero te apresentar algumas dicas para você aprimorar sua presença digital:
Planejamento: Quais assuntos, produtos informações estarei divulgando para o público, o que é importante para ele?
Formatos de divulgação: Estamos falando em definir o que você irá utilizar no caso da rede social: foto, vídeo, reels, live, se vc tiver um canal do spotify por exemplo os podcast, escrever artigo para seu blog, atualizar seu site, manter a ficha da empresa atualizada no google, trabalhar a organização da sua loja virtual na apresentação dos produtos, etc..
Materiais Criativos: Agora aqui é mão na massa de produção, se for possível trabalhe em séries de criação, ou seja, já faça os textos e artes da semana por exemplo, ou daquele assunto que você está construindo e que irá publicar no decorrer do mês.
Agenda: Se houver possibilidade já deixe na sua agenda quando você precisa publicar para te recordar.
Resultados: Avalie suas publicações, como está interação, engajamento, curtidas, mensagens e busque cada vez mais aprimorar para atrair novos contatos e possíveis clientes.
Sempre busque realizar essas atividades pensando em como você deseja se comunicar com seu publico, leve em consideração seu estilo para que eles se identifiquem efetivamente com seu negócio.
Para concluirmos, destaco que além de pensar em ter presença digital, veja sempre para que este tenha qualidade para atrair o público correto para o seu negócio, assim você irá criando fidelizadores da sua marca, que inclusive indicarão.
Quer saber como posso te ajudar no seu posicionamento digital? Envie uma mensagem para o WhatsApp: 47 99692-1224 e vamos conversar online ou quem sabe um café.
Regiane Lourenço Szkutnik
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