A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou nesta quinta-feira (2) a primeira sessão ordinária do ano, sob comando da nova mesa diretora eleita em dezembro de 2022. A nova Mesa Diretora é composta pelo presidente Almir Vieira (PP), pelo vice-presidente Maurício Goll (PSDB), pelo primeiro secretário Ailton de Souza - Ito (PL) e pela segunda secretária Cristiane Loureiro (Podemos).
No início da sessão tomaram posse dois vereadores suplentes. A suplente do Podemos, Angela Simão, tomou posse na vaga deixada pela vereadora Giselle Chirolli em razão da posse como secretária municipal. Já o suplente do União Brasil, Cezar Campesatto, passa a ocupar a cadeira do vereador Marcos da Rosa, eleito deputado estadual.
O presidente Almir Vieira agradeceu a todos os presentes na primeira sessão legislativa do ano. Falou sobre as diversidades vividas no país durante o ano passado e ressaltou a importância de ter bons políticos atuando. “Somos responsáveis pelo bem-estar das pessoas e por prover suas necessidades básicas. Nossa missão enquanto Mesa Diretora é mostrar à cidade a importância do Poder Legislativo”. Observou que as sessões itinerantes deste ano irão aproximar o Legislativo da comunidade. Por fim, afirmou que a Casa está aberta a todos para a troca de ideias.
O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) esteve presente na sessão e parabenizou a nova Mesa Diretora pelo desafio assumido à frente dos trabalhos da Câmara de Vereadores. Parabenizou pelo compromisso de levar o parlamento para os bairros, para perto das pessoas e trazer a comunidade para o dia a dia do parlamento, dizendo que isso é fundamental. “Nós, enquanto Executivo, queremos estar próximos e, claro, respeitando a independência dos poderes, mas sem esquecer o objetivo em comum que é cuidar das pessoas e levar melhores serviços para nossa cidade”.
Além do prefeito, outras autoridades estaduais, municipais e representantes de entidades estiveram presentes no plenário. Entre elas estavam a vice-prefeita Maria Regina Soar; o deputado estadual Ivan Naatz; o deputado estadual Napoleão Bernardes; a juíza de direito do TJSC, Dra. Quitéria Tamanini Perez; o terceiro bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski; a pastora vice-sinodal Mirian Ratz, do Sínodo Vale do Itajaí; o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Alberto Felippi; a reitora da Furb Márcia Cristina Sardá Espíndola, o ex-prefeito João Paulo Kleinubing, a delegada regional de Blumenau Juliana Tridapalli; o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior; Comandante do Grupamento da Policia do Exército do Brasil, Valter Luiz Massom, a Coordenadora da Rede Catarina de Proteção à mulher, tenente Vitória Mattos Malassise.
Também estiveram presentes a Secretária Adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders; o chefe de gabinete do prefeito, César Botelho; do vereador licenciado e Secretário Municipal de Educação, Alexandre Matias; o vereador licenciado e Secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin; o Intendente Distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva; o Intendente Distrital do Grande Garcia, Juliano Junkes; o Secretário Municipal de Planejamento Urbano, Éder Boron; a Secretária da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Chirolli; o Secretário da Fazenda, César Domenico Poltronieri; o Secretário de Parcerias e Concessões, Marcelo Althoff; o Secretário de Cultura, Rodrigo Ramos; o presidente estadual do Partido Progressistas Silvio Dreveck; o Presidente da AMPE, Demócrates Schmidt; a Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, Sueli Cristofolini e o diretor de Eventos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter.
Sensação
Vento
Umidade