Vamos iniciar o ano de 2023 comentando sobre o cenário do marketing digital, tão disputado para construir uma presença de marca relevante nas redes sociais. Ainda mais agora, que desde meados de 2021 em algumas plataformas o alcance e engajamento houve uma queda considerável.
É fato que todos nós, na busca de posicionamento dos nossos negócios nas redes sociais ouvimos, lemos em nossas timelines tantos expertises da área e até mesmo alguns especialistas para conseguirmos o tão sonhado sucesso, muitas vezes pensando somente nas métricas de vaidade, assunto para outro momento. Tenho visto tanta venda de fórmulas prontas e mágicas, que me pergunto: como eu, uma profissional da área posso explicar para o empreendedor que marketing não é uma mágica ou a tal fórmula pronta, que não se trata de quantidade de posts na semana, vídeos, aparecer ou não como pessoa, colocar ou não a logo na foto publicada, que muito além de letras cursivas ou retas, ou efeitos especiais de vídeo?
O Marketing é apresentar o meu diferencial.
Vamos simplificar, pense o seguinte: de que modo eu posso apresentar para o meu público o que faço e realizo que irá impactar a perspectiva de vida daquela pessoa?
Quais são as estratégias que posso aplicar para mostrar o que de fato eu sou diferente do meu concorrente? O que eu quero entregar para meu cliente?
Você e seu concorrente tem o mesmo produto, a mesma calça jeans por exemplo, mas qual é o teu diferencial? Pense além do preço, da qualidade do produto, por que as pessoas merecem e se sentirão bem em comprar a calça que você vende?
Além dos atributos básicos do produto em si, como esse cliente vai se conectar contigo e perceber que a sua loja é a que ele deseja comprar as novas roupas?
Elaborar uma planilha de excel com o fluxo de caixa, muitos consultores financeiros realizam, mas o que você entrega além disso para ele? Qual é o seu plus? Fale disso para seu cliente, ele precisa saber quem você é na sua essência, se encontrar com aquilo que ele está procurando e que você do seu jeito realiza.
Espero ter começado o ano bem, com uma reflexão já no primeiro artigo. Anote os seus próximos pensamentos e pense nas ações que você pode aplicar diretamente ou não no seu marketing, converse com sua equipe e MOSTRE o seu diferencial, o seu posicionamento.
Esteja a vontade para me procurar e conversarmos mais sobre este assunto, afinal, o planejamento de marketing do seu negócio e de suma importância para colaborar no crescimento do seu negócio.
Regiane Lourenço Szkutnik
Diretora Criativa da Dream Page.
Fone/Whatsapp: (47) 99692-1224
e-mail: regiane@dreampage.com.br
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