Os trotes são um problema recorrente enfrentado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na central 193 de Blumenau, foram identificados em média 6,5 trotes por dia entre janeiro e agosto de 2022. Com as linhas e os bombeiros ocupados em ligações com emergências falsas, pessoas em emergências reais podem ter problemas enquanto aguardam atendimento.
O que configura um trote?
Um trote é quando alguém interrompe, impede, dificulta ou perturba o serviço telefônico de emergência. É um crime previsto no artigo 266 do Código Penal Brasileiro, podendo gerar pena de um a seis meses de prisão e multas. Para os menores de idade que o praticarem, também há consequências previstas no Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), e o infrator será encaminhado à Vara da Infância e da Juventude, por meio da qual serão aplicadas medidas socioeducativas.
Outros problemas causados pelo trote:
Os trotes também afetam o trabalho diário dos bombeiros, que podem ser empenhados em uma ocorrência falsa, se deslocando ao local indicado, gastando tempo e recursos públicos, e não encontrando nenhuma emergência.
Isso é grave, pois uma cidade ou região pode ficar sem equipe de socorro, ou alguma emergência real pode demorar mais para receber atendimento pois as guarnições e viaturas estavam empenhadas em algo falso.
Conscientize seus filhos e amigos. E lembre-se, em casos reais de emergência, ligue 193!
Sensação
Vento
Umidade