Esse foi o tema da palestra da Dra. Muriel Mazzi, advogada especialista em Propriedade Industrial, registro de marcas e patentes, que aconteceu no dia 12 de julho no auditório da AMPE Blumenau, através do Núcleo Mulher Empreendedora AMPE.
Iniciou sua palestra explanando sobre a diferença entre “MARCA” e “PATENTE”, pois embora tanto o registro da marca quanto a concessão de patente, sejam feitos pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial e regidos pela lei 9.279 de 14 de maio de 1996, eles tratam de diferentes tipos de proteção.
Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços análogos, é a identidade do seu negócio profissional, é o que fica gravado na mente do público consumidor. Porém só é considerado marca, quando registrada no INPI.
Somente com o registro da marca o empreendedor garante a utilidade e uso exclusivo, impedindo que terceiros possam fazer uso sem o seu consentimento.
Já a Patente, é a proteção concedida por um determinado período a uma invenção de produtos ou processo inovadores, ou para melhoria no uso da fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas.
Na sequência da palestra foi apresentado sobre como criar uma marca em 07 (sete) passos, são eles: DEFINIR O NEGÓCIO PROFISSIONAL; DEFINIR PÚBLICO ALVO; CONHECER PROFUNDAMENTO O SEU PRODUTO/SERVIÇO; CRIAR UM NOME DE FÁCIL MEMORIZAÇÃO; CRIAR UMA FIGURA; DEFINIR A COR e REGISTRAR A MARCA NO INPI.
Comentou também sobre o BRANDING, que muitos entendem apenas como a criação da identidade visual da sua marca, onde e como ela será aplicada, porém, o mais importante é o porquê da sua marca, é a história que quer fazer, é o legado que quer deixar. É a gestão com ações ao posicionamento, ao propósito, aos valores da sua marca. É a estratégia para criar conexões, para que o público escolha a sua marca, para então desenvolver as parcerias.
Apresentou sobre a importância de saber que nem toda “expressão” poderá ser registrada como marca, o que prevê o art. 124 da Lei 9.279 de 14 de maio de 1996, através dos seus XXIII incisos de impedimentos de registro. Utilizou como exemplo prático os livros: “SEJA FODA” e “ENFODERE-SE” de Caio Carneiro, sendo que as duas marcas foram indeferidas por tratar-se de expressão contra a moral e aos bons costumes, conforme inciso III do art. 124 da LPI.
A palestrante falou sobre a importância do AUTOCONHECIMENTO, pois sem ele não existirá sucesso na vida pessoal e muito menos na vida profissional.
E finalmente foi apresentado sobre “COMO FAZER PARCERIAS APÓS TER SUA MARCA REGISTRADA”, sendo que a palavra chave é “RELACIONAMENTOS”, pois parceira é um acordo entre duas partes que pretendem trabalhar juntas para atingir os seus objetivos.
Apresentou o tema com teorias e práticas vivenciadas pela própria palestrante através de 10 (dez) ensinamentos principais: PARTICIPAR DE ASSOCIAÇÃO; PARTICIPAR DE EVENTOS; APOIAR CAUSAS SOCIAIS; SER POLITICAMENTE ATIVO; FAZER CONTATO COM SEUS CLIENTES; FAZER CURSO DE ORATÓRIA; PARTICIPAR DE FEIRAS e EXPOSIÇÕES; CRIAR PROMOÇÕES DO SEU NEGÓCIO PROFISSIONAL; DESENVOLVER UM GRUPO DE MASTERMIND; EXERCER O PODER DA GRATIDÃO.
No final do evento, imersão de 03 (três) horas, a palestrante entregou a alguns clientes da sua empresa Mazzi Marcas e Patentes os Certificados de registro para assim todos os participantes conhecerem na prática o documento oficial de registro, o Certificado de Registro de Marca emitido pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Receberam os Certificados as marcas: Kozmic81, Corpella e Sonhos de Maria Sleep Wear.
A palestrante apresentou também o seu grupo de Mastermind que é composto pelos profissionais: Muriel Mazzi, advogada em registro de marcas e patentes, Rosane Strazas Henkin, coach de carreira e liderança e Valter Leite, empresário Clínico.
Finalizou a palestra com a frase: “Pássaros da mesma plumagem voam juntos! ”
GRATIDÃO!
Muriel Mazzi, advogada inscrita na OAB/SC 13.491
Contato: (47) 99918-8680
e-mail: mazzi@mazzimarcas.com.br
instagram: @mazzimarcas
Sensação
Vento
Umidade