Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Alimentos rejuvenescedores

Por Joseane Lermen

21/07/2022 12h00
Por: Redação
Fonte: Joseane Lermen
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)

A velhice é a palavra temida por muitas pessoas que buscam manter a boa forma física longe das expressões marcantes como rugas, pele flácida e cabelos brancos. 

Existem substâncias antioxidantes em alguns alimentos que são capazes de proteger a pele contra os radicais livres, moléculas tóxicas formadas pelo corpo que atuam danificando as membranas celulares e assim contribuem para o envelhecimento precoce. 

E você sabia que algumas destas substâncias estão contidas nos alimentos para manter o rejuvenescimento de dentro para fora, ou seja, combatendo os radicais livres. 

Estes alimentos previnem estes sinais de envelhecimento e contribuem a nosso favor para que passamos a envelhecer de maneira mais saudável. Sendo assim, o equilíbrio das refeições pode ajudar neste processo. Uma alimentação equilibrada fornece as quantidades adequadas de calorias e de nutrientes, também é necessário a prática de atividade física regularmente. 

Mas, quais seriam estes alimentos chamados a fonte de rejuvenescimento? 

Betacaroteno: auxilia na manutenção da pele, visão e sistema imunológico, combatendo os radicais livres. Encontrada na cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brócolis 

Chá Verde: rico em catequinas e polifenóis, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. 

Frutas vermelhas, uvas, morangos, amora, framboesa e açaí são ricos em fotoquímicos, substância que neutraliza os radicais livres produzidos pelo organismo e atua também na desintoxicação. 

Licopeno: antioxidante e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Reduz o processo inflamatório. Encontrado no tomate, pimentão, beterraba, goiaba e melancia. 

Vitamina C: atua na formação do colágeno, impedindo a deformação dos tecidos. A vitamina C é fundamental também para desintoxicar o corpo dos radicais livres. Encontrado nas frutas cítricas (morango, limão, laranja, kiwi, acerola), folhas verdes cruas (couve, couve-flor, espinafre, repolho) e tomate. 

Vitamina E: vitamina antioxidante, inibe a atividade dos peróxidos lipídicos. Encontrado nos óleos vegetais ricos em ácidos graxos poliinsaturados, como os de canola, girassol, milho e soja, sementes, amêndoas, abacate, manteigas, cereais integrais e aspargos. 

Zinco: possoui enzima antioxidante que combatem os radicais livres. Encontrado nas ostras, frutos do mar, peixes, fígado, carne vermelha, cereais integrais, levedo de cerveja, milho e leguminosas (feijão, soja, grão de bico, ervilha). 

Lembrando que também é fundamental a ingestão de água para manter uma pele hidratada, brilhante e elasticidade. 

Nutri Joseane Lermen 

Especialização Clínica e Esportiva 

Faceboock e Instagram: @nutrijoseanelermen 

(47)99937-6054 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários