No último dia 16, o 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou o balanço do primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do último ano (2020). Os números são de atendimentos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e apresentam um panorama geral da segurança pública, em Blumenau.
Comparando os dados, o crimes de homicídio tiveram queda de 46% (13 em 2020 contra 7 em 2021). Em relação aos crimes patrimoniais, constatou-se uma diminuição de cerca de 14%. Já sob o enfoque da violência doméstica, os índices apontaram uma queda de 37% na cidade (666 no ano de 2020 e 415 em 2021).
Além disso, em Blumenau, a Polícia Militar já atendeu mais de 19 mil ocorrências, além de grandes operações desencadeadas, que resultaram na apreensão 41 armas de fogo (16 a mais do que o mesmo período do ano passado), 410kg de droga apreendida, 1115 pessoas presas, 29 grandes operações e 60 veículos com registro de furto ou roubo recuperados.
Ainda sobre as operações, no mês de junho a PM realizou a maior apreensão de drogas em Blumenau neste ano. Foram mais de100kg de entorpecentes apreendidos numa única operação, que resultou na prisão de três traficantes e na apreensão de um menor de idade.
"Os resultados alcançados são frutos de ações de prevenção e repressão qualificada, que são desencadeadas diariamente pelo efetivo operacional do 10° BPM, por meio de abordagens em áreas sensíveis, com direcionamento da Agência de Inteligência, cujo objetivo é retirar drogas e armas de circulação, além de desestimular comportamentos infracionais. Também se destaca o importante trabalho desenvolvido pelas equipes que compõem os programas de proteção da nossa unidade, como a Rede Catarina, Polícia comunitária e Proerd, afirmou o comandante do 10° BPM, Tenente Coronel Cleber Pires.
Sensação
Vento
Umidade