Luiz Cé B1
Inove Creative 970 x 90
ACIB Blumenau

Conheça a História da ACIB Blumenau

...

13/04/2020 15h22
Por: Redação
Fonte: http://www.acibblumenau.com.br/

Origem

No final do século 19, a entidade associativa mais forte de Blumenau levava o nome de Kulturverein e reunia agricultores preocupados com a qualidade dos produtos cultivados na região. Com o crescimento da cidade, o comércio e a indústria ganhavam importância no desenvolvimento econômico, social e político.

De olho nesse importante papel e preocupados com as dificuldades que enfrentavam para comercializar seus produtos e buscar soluções conjuntas para os problemas comuns, um grupo de comerciantes e empresários fundou, em 5 de novembro de 1901, a Associação Comercial do Vale do Itajaí, atual Associação Empresarial de Blumenau (ACIB).

A ACIB está presente como ponto agregador de ideias e propositor de soluções onde a opinião do setor empresarial de Blumenau for crucial para o crescimento da cidade e seu entorno.

História

A partir da fundação, os dirigentes da associação trabalharam ininterruptamente pela classe local. A associação lutou pela abertura de novas vias de escoamento da produção, como estradas de ferro e rodovias. Fortaleceu setores abalados pela instabilidade econômica brasileira, garantindo a qualidade do que era produzido na cidade. Ajudou na instalação das primeiras linhas de telefone.

Teve participação decisiva na construção da Usina do Salto, utilizada para gerar energia e fomentar novos empreendimentos. Foi uma das responsáveis pela criação da Guarda Noturna e equipou a primeira unidade de Corpo de Bombeiros do interior do Estado.

A ACIB, ao longo dos mais de cem anos de história, teve papel relevante nos mais importantes fatos da cidade relacionados ao crescimento econômico e desenvolvimento empreendedor. Podemos afirmar que a ACIB de Blumenau caminham de mãos dadas e uma tem papel fundamental no desenvolvimento e crescimento da outra.

Núcleos Empresariais

Empresários de um mesmo ramo ou tema em comum constituem um Núcleo Empresarial da ACIB com encontros regulares na sede da entidade. O propósito é trocar experiências, identificar oportunidades e desafios comuns para buscar, conjuntamente, as soluções mais eficientes. 

As reuniões são realizadas a cada duas semanas ou a cada mês, dependendo da necessidade e definição prévia do núcleo. Cada grupo tem a participação média 10 a 25 empresas de todos os portes. A empresa que inspira interesse em participar, mesmo que ainda não tenha se associado à ACIB, pode participar de alguns encontros “experimentais” para então decidir pela adesão.

A ideia dos Núcleos Empresariais surgiu em 1991 através de um projeto de cooperação entre três associações (Blumenau, Joinville e Brusque) e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera. Desde a implantação, o projeto se consolidou como um eficiente meio de fortalecer diferentes setores da economia, além de cultivar o empreendedorismo nas empresas associadas.

Conheça os núcleos da ACIB:

Alimentos e Bebidas Especiais, Atividades Físicas, Conselho dos Núcleos, Consultoria, Construtoras e Incorporadoras,Comunicação Digital, Decoração, Desenvolvimento Humano e Organizacional, E-commerce, Educação Básica Privada, Educação e Desenvolvimento Profissional, Emissoras de Rádio, Empresas Automecânicas, Energias Renováveis, Finanças e Controladoria, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestores em TIC, Inovação, Jovens Empreendedores, Jurídico, Língua Alemã, Marketing, Mídia Exterior, Mulher Empresária, Psicólogos, Empreendedores, Relações Internacionais, Responsabilidade Social, Segurança e Saúde do Trabalho, Segurança Privada e Monitoramento Eletrônico e Têxtil.

ACIB Blumenau - Rua Antônio Treis, 607 - Vorstadt, Blumenau - SC, 89015-400

Telefone: (47) 3326-1230

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários