Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
PRAÇA CIDADÃO

Contribuintes podem revisar tributos por meio do Contencioso Tributário

Solicitações podem ser feitas por e-mail enviado à Praça do Cidadão

09/06/2021 16h30
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
(Foto: Steve Buissinne from Pixabay)
(Foto: Steve Buissinne from Pixabay)

Com uma legislação tributária ampla e complexa como a brasileira, é comum que ocorram questionamentos e discordâncias de contribuintes em relação à aplicação de taxas e tributos. Para facilitar a apresentação de recursos por parte dos contribuintes ao município, Blumenau conta desde 2002 com o Contencioso Tributário Municipal, vinculado à Secretaria da Fazenda.

Formado por duas instâncias – a primeira, Unidade de Julgamento Singular, e a segunda, Conselho Municipal de Contribuintes – o Contencioso tem a função de facilitar o acesso do contribuinte que necessita de uma reavaliação nos tributos lançados, sem ter que recorrer ao judiciário para isso, possibilitando um julgamento de recurso de forma gratuita.

Os contribuintes podem apresentar reclamação contra auto de infração; notificação de lançamento ou decisão em processo administrativo de revisão que discutem os tributos como IPTU, ISSQN, ITBI; e contribuição de melhoria.

A ação inicia com a apresentação de uma reclamação, que deve ser enviada para o e-mail pracacidadao@blumenau.sc.gov.br. Esse processo é julgado pela primeira instância. Caso o contribuinte não concorde com a decisão, terá 30 dias para recorrer ao Conselho Municipal de Contribuintes, que dá a última decisão. Se ela for favorável ao contribuinte, o processo é concluído. Porém, se a decisão for contrária e o contribuinte ainda assim não concordar, ele poderá tentar recurso por vias judiciais.

A documentação que deve ser apresentada pelo contribuinte está disponível na página do Conselho, no site da Prefeitura.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários