O Projeto Setembro Branco – Mês da Paz, foi idealizado pela A-Conseg Blu (Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau), por ocasião do II Fórum Municipal de Segurança de Blumenau, realizado em junho de 2014. E se tornou Lei Municipal de No. 8062, em 15 de dezembro de 2014, por indicação do então vereador Beto Tribess, representante da Câmara de Vereadores no Grupo de Apoio do Fórum, que conta atualmente com mais de 40 entidades/instituições integradas.
No mês de setembro de 2015, realizou-se a 1ª edição do Setembro Branco – Mês da Paz, contando com uma coordenação e um grupo de entidades/instituições parceiras. A A-Conseg BLu, idealizadora do Projeto ficou na coordenação geral das atividades daquele ano. E agregou mais de 20 entidades instituições parceiras, formando um calendário com mais de 40 atividades/ações naquele ano.
Com a intenção de agregar entidades, instituições, empresas e pessoas o projeto tem como objetivo intensificar a promoção da paz nos mais diversos setores da sociedade, procurando alcançar a comunidade em geral como um todo, contribuindo para que seja propagado uma maior bem estar e convívio entre as pessoas, além de minimizar a violência na nossa comunidade/cidade.
Tendo em vista que o Setembro Branco – Mês da Paz, foi instituído pelo Fórum Municipal de Segurança Pública (FMSP)de Blumenau, em 2019 as entidades/instituições integradas indicaram, a Senhora Salete Sbardelatti, para a coordenação geral da segunda edição, uma vez que de 2016 à 2018 não houve uma coordenação. Com esta indicação, aprovada em reunião, as ações foram alinhadas com base no piloto do projeto realizado em 2015, cuja coordenação foi também da Senhora Salete, que em 2019 a mesma representou a SEMED, dentro do FMSP. Ela por sua vez, convidou integrantes da A-Conseg Blu, Senhor Walter Salvador, Osni Luiz Bahr e Ronaldo Pereira, para compor com ela a coordenação. Para impulsionar as ações, eles formaram um grupo organizacional, que após várias reuniões realizadas, alinharam as ações institucionais do projeto para este ano, que somando as ações/ atividades /eventos de cada um dos mais de 40 parceiros, somam mais de 50 ações naquele ano, realizados no mês de setembro e expandido para outubro e novembro.
Das atividades/ações/eventos programados naquele ano, a agenda contou com: atos solenes, ações sociais, cultos, missa, roda de conversa, ato cívico, encontros de interação, palestras, workshop, Blitz educativas, painéis sobre vários temas ligados a prevenção, além dos eventos e reuniões promovidas pelas entidades parceiras com momento da promoção da paz.
Para registro, na segunda edição, realizada em 2019, iniciou no dia 04 de setembro, com o Ato Solene de abertura das atividades do Setembro Branco da Paz, realizada na Câmara Municipal de Vereadores, parceira do projeto.
E a ação cidadania fechou a programação no mês de setembro realizada no dia 29.09, no Parque Ramiro Ruediger, intitulado “Dia de Integração das Entidades em Prol da Paz”, com participação de instituições de segurança, órgãos públicos e entidades parcerias, que divulgaram seus trabalhos e da PAZ. Foram instaladas tendas para atendimentos e orientações sobre saúde, bem estar e prevenção.
Na ocasião, teve a comemoração do aniversário do Corpo de Bombeiro Militar que ocupou grande parte do espaço no parque para apresentar seus trabalhos de prevenção, assim como integração com a comunidade. Atividades realizadas foram: exposições de materiais/equipamentos e viatura, primeiros socorros e aeronave Arcanjo para visitação.
Esta ação fez parte também da “Semana Municipal dos ODSs” – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que trabalhou os ODS 16 – Paz e Justiça e ODS 17 – parcerias por um mundo melhor e mais sustentável.
Em 2020, estão previstas várias ações realizadas pelas entidades já parceiras das edições anteriores.
Previsto a formação da equipe de coordenação no mês de Julho.
Informações sobre o projeto: Salete Sbardelatti (47 991078117) ou saletesbardelatti@gmail.com
Sensação
Vento
Umidade