Treviso Pizzaria_970x90
ALESC

Alesc lança nova edição da Certificação de Responsabilidade Social

11ª edição da Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina e Troféu Responsabilidade Social

23/05/2021 16h00
Por: Redação
Fonte: Alesc
43
Deputado Nilso Berlanda considera importante que toda empresa tenha atuação na área social (FOTO: Daniel Conzi/Agencia AL)
Deputado Nilso Berlanda considera importante que toda empresa tenha atuação na área social (FOTO: Daniel Conzi/Agencia AL)

A 11ª edição da Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC foi lançada no último dia 20.  O anúncio da abertura do edital para as empresas interessadas em participar teve destaque durante a sessão do dia da Assembleia Legislativa.

O deputado Nilso Berlanda (PL) citou que o prêmio é “importantíssimo” para as empresas de Santa Catarina. “Acho que toda empresa, indústria, tem a responsabilidade de fazer algo social para a comunidade”, comentou. O 1º vice-presidente do Parlamento acrescentou que a empresa presidida por ele atua desde 2009 promovendo a ressocialização de detentos do presídio de São Cristovão do Sul. “É uma responsabilidade de nós, empresários, fazermos essa ação por toda Santa Catarina. Parabéns para a Assembleia Legislativa e demais entidades que assinam esse edital de inscrição”, afirmou.


Para Berlanda, a certificação e o troféu são uma forma de diferenciar quem já tem projetos na área de responsabilidade social. “E as empresas que fazem acabam dando exemplo às demais. Assim, certamente, teremos muitas outras participando. E é algo que acaba tendo relevância ainda maior por estarmos em meio a uma pandemia, neste momento crítico que passamos em Santa Catarina e no Brasil todo”, concluiu.

A certificação tem o objetivo de reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão. Segundo a organização, as inscrições estão previstas para iniciar no dia 1º de junho, permanecendo disponíveis no site 
http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br até o dia 31 de agosto. Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos.

Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2020.  As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base em suas ações e projetos socioambientais serão premiadas com o Troféu Destaque.
Para 2021 foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo, com o acréscimo de mais um troféu destaque,  buscando um maior reconhecimento de entidades da categoria organizações sem fins lucrativos. Serão consideradas as particularidades, abrangência e porte.

Participação

Em 2020, foram 130 inscrições recebidas, 100 efetivadas e 77 empresas receberam a Certificação 2020. Além das certificadas, sete empresas e entidades de todos os segmentos receberam o Troféu Responsabilidade Social 2020 pelo reconhecimento ao trabalho realizado e apresentado nos seus balanços sociais.

A Alesc promove a certificação e premiação em parceria com uma Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil catarinense. A lista de participantes inclui:

·Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

·Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

·Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

·Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC)

·Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)

·Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)

·Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina  (Fecontesc)

·Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC)

·Movimento Nacional ODS Santa Catarina

·Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC)

·Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável

Mais informações:
http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/
Telefone: (48) 3221 2842

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários