Treviso Pizzaria_970x90
MAIO AMARELO 2021

Representante do Seterb anuncia na tribuna ações do Maio Amarelo 2021 em Blumenau

Movimento surgiu em 2011

06/05/2021 11h01
Por: Redação
Fonte: www.camarablu.sc.gov.br
Marco Rebello (Foto: Divulgação/CMB)
Marco Rebello (Foto: Divulgação/CMB)

Marco Rebello, representante da Escola Pública de Trânsito do Seterb, ocupou a tribuna livre para falar sobre o Maio Amarelo – mês de conscientização em defesa da segurança no trânsito.

 Disse que neste ano, assim como em 2020, o movimento não é da forma como gostariam que fosse, na rua e com a comunidade. Lembrou que em 2019, antes da pandemia, Blumenau contabilizou 106 ações do Maio Amarelo, graças ao envolvimento da sociedade, e que naquele ano a cidade foi premiada como destaque nacional da campanha pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

 Apontou que o mês de Maio é apenas uma referência, mas que é preciso falar de segurança no trânsito todos os dias nas casas, escolas e nos ambientes profissionais.

Contou que o movimento surgiu em 2011 em uma convenção da ONU, que fixou a meta de reduzir em 50% o número de óbitos no trânsito em 10 anos, nos países em desenvolvimento. “Infelizmente o Brasil não consegue baixar a marca de 40 mil mortes por ano”, lamentou.

No entanto, assinalou que naquele ano Blumenau registrou 44 mortes no trânsito, e em 2020 foram 21 mortes. “Blumenau cumpriu a meta, mas a tragédia continua enorme. Cada vida perdida no trânsito é uma tragédia. Nossa utopia é morte zero, e vamos trabalhar firmes em direção a essa meta”.

Sobre as ações do movimento neste ano, Marco relatou que foi feita a decoração de canteiros de praças públicas com balões amarelos no dia 1 de maio, fazendo alusão às mortes no trânsito nos últimos anos.

Anunciou que a palavra de ordem neste ano será solidariedade, e as ações serão de doação de sangue no Hemosc, de arrecadação de tampinhas plásticas para auxílio da causa animal e arrecadação de alimentos que serão encaminhados pela Semudes às famílias necessitadas da cidade.

Os pontos de coleta de alimentos e tampinhas serão na Câmara de Vereadores, na Prefeitura, no Seterb e no Sest/Senat.

Ao final, Marco antecipou que no dia 31 de maio haverá o plantio de um ipê amarelo em um canteiro público para eternizar o maio amarelo em Blumenau, cidade que é destaque pelas ações do movimento.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários