Treviso Pizzaria_970x90
BEM-ESTAR

Pensar em como queremos morrer faz parte do viver

Por Maisa Kairalla

28/04/2021 13h24
Por: Redação
Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/chegue-bem/cuidados-paliativos-pensar-em-como-queremos-morrer-faz-parte-do-viver/

O que é cuidados paliativos

O contato mais próximo do profissional de saúde com o paciente e seus familiares é fundamental para os cuidados paliativos. Ilustração: Veridiana Scarpelli/SAÚDE é Vital

“O que você quer ser quando crescer?” A maioria de nós já ouviu esse questionamento na infância. Na nossa cultura, somos preparados para o amanhã, para enfrentar as adversidades do dia a dia e sobreviver, mesmo que a qualquer custo. Pouco ou nunca pensamos sobre a terminalidade da vida. É até estranho, visto que “a única certeza que temos é a da morte”.

Falar sobre a perspectiva da finitude, sobretudo no Brasil, ainda é um tabu. Mas é preciso abordar a questão. Assim como o luto deve ser vivido, a preparação dele também. Se tudo tem começo, meio e fim, por que tememos tanto em refletir sobre nossa morte? Morrer… esse talvez esteja sendo o maior assunto que tem povoado a mente de todos nós. Jamais a nossa vida e a daqueles que amamos esteve tanto em risco quanto agora, com a Covid-19. Falar ou pensar sobre a morte virou parte da rotina.

Questionamentos sobre a finitude passaram a rondar a mente de muitos. “Como seria se eu partisse?”, “Sentiriam minha falta?”, “Sentirei dor?”, “Desejo ser reanimado em caso de emergência?”. Entre os mais jovens, isso pode ser uma novidade, mas, para aqueles com idade avançada ou com doenças crônicas e terminais, isso é até comum. Essas são as pessoas que frequentemente recorrem aos chamados cuidados paliativos.

Mas o que é paliar? O cuidado paliativo é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pessoas que estejam enfrentando doenças graves ou incuráveis, com risco de vida, ou em fase terminal. Ele consiste em prevenir e aliviar a dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais, bem como auxiliar aos familiares a lidar com a situação.

A paliação não pretende adiar ou acelerar determinada circunstância, mas promover a dignidade. Sua essência é afirmar a vida e considerar a morte um processo natural.

Nesse processo de terminalidade da vida, é importante que o médico e a família ou amigos tenham conhecimento de como a pessoa quer morrer. Para tanto, é possível preparar as diretivas antecipadas de vontade, também chamadas de testamento vital.

De acordo com a Resolução 1995/2012 do Conselho Federal de Medicina (CFM), trata-se de um documento que prevê o direito de o indivíduo decidir previamente a quais cuidados quer ser submetido no final de sua vida, quando estiver incapacitado de expressar livre e autonomamente suas vontades. É um jeito de fazer prevalecer a qualidade de vida do paciente, por meio do manejo da dor e outras ações, evitando que manobras terapêuticas extremas só prolonguem o sofrimento desnecessariamente, caso se trate de um quadro considerado irreversível.

É importante esclarecer que o testamento vital não apresenta relação com a eutanásia (morte provocada, reconhecida como crime pelo Brasil). Seu vínculo é com a ortotanásia (que é a morte natural, supostamente sem sofrimento), sendo essa validada pelo CFM por meio da Resolução 1.805/2016.

Essa medida autoriza o médico a limitar ou suspender tratamentos que prolonguem a vida do doente, desde que haja a paliação — ou seja, a manutenção dos cuidados para o alívio dos sintomas por meio de assistência integrativa, de forma a promover conforto físico, psíquico, social e espiritual. Em certas situações, o paciente inclusive recebe alta e volta para a casa, onde passará seus últimos dias de vida.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários